António Barreto

00:59:37

A jornalista Paula Moura Pinheiro convida António Barreto, sociólogo e fotógrafo, a falar da sua dedicação à imagem fotográfica, pois, com raras interrupções, fotografou durante mais de cinquenta anos.

  • Nome do Programa: António Barreto
  • Nome da série: CÂMARA CLARA V
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, António Barreto
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Paula Moura Pinheiro Produção: Fátima Barros Realização: Teotónio Bernardo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Imagens de arquivo sobre filmes de Manoel de Oliveira, suas declarações sobre o cinema. 10h03m58: António Barreto, Sociólogo, fala sobre fotografia e as suas fotografias em particular. 10h06m13: Plano de várias obras literárias de António Barreto. 10h08m28: Apresentação do livro "António Barreto: Fotografias, 1967 - 2010" , o fotógrafo fala sobre algumas fotografias. 10h31m51: Livros do sociólogo e da obra "Portugal, Um Retrato Social". 10h32m35: Excerto do filme "As Horas do Douro", de António Barreto. 10h38m40: Apresentação da Base de Dados sobre Portugal Contemporâneo - PORDATA, uma base de dados de Portugal Contemporâneo de acesso público da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que disponibiliza milhares de indicadores e estatísticas relativos ao Portugal Contemporâneo, a instituição que tem como Presidente do Conselho de Administração o investigador António Barreto. 10h42m00: António Barreto fala sobre a base de dados. 10h49m36: Excerto da ópera "Paint Me", encomendada pela Culturgest a Luís Tinoco; declarações de Rui Horta, encenador, cenógrafo e Conceito Multimédia, fala sobre a obra, em que diz: "...a minha ideia para Paint Me (Pinta-me) era juntar seis personagens, todas com uma vida interior bastante criativa e fértil, e explorar o que é que elas pensariam umas das outras quando limitadas a um compartimento de comboio. O modelo formal do meu libreto é a obra The Canterbury Tales, escrita por Geoffrey Chaucer no século XIV". 10h51m24: Apresentação e sugestão de vários livros. 10h57m45: Apresentação do último CD dos Sete Lágrimas "Agnus Dei".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .