Alcácer, Belos Dias Tem o Inverno
Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à cidade alentejana de Alcácer do Sal, o seu património arquitetónico, cultural e religioso, a sua história, a riqueza natural, e o Rio Sado.
Resumo Analítico
Vistas panorâmicas de Alcácer do Sal, rio Sado, barco; fotografias a preto e branco de trabalhadores nas salinas; vistas do rio Sado, que deu nome ao lugar, com paisagem natural circundante, salinas, monte de sal; vistas do rio ao entardecer; montes de sal e de pântanos devido à erosão e recuo do rio. 07m39: Capas dos livros "Alcácer do Sal na Idade Média", de Maria Teresa Lopes Pereira, "Alcácer do Sal ao Tempo dos Romanos", de João Carlos Lázaro Faria, e "Al-Qasr, Arqueologia e História de uma Madína do Garb al-Andalus" de António Rafael Carvalho, João Carlos Faria e Marisol Aires Ferreira; pinheiros mansos, com cuja madeira se construíam os antigos navios, vistas da cidade que desce até ao rio; panorâmica do antigo Convento Carmelita de Aracelli; exterior; pórtico de entrada; interior da Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal, fotografias expostas dos achados arqueológicos de várias épocas como cerâmica árabe, cavalo da Idade do Ferro, moeda romana do Imperador Alexandre Severo, fragmento de vaso do séc VII A.C.. 11m51: Destaque para placa de chumbo do século II D.C. com inscrições em latim sobre um apelo aos Deuses de uma amante abandonada e espoliada que pede vingança; fotografias de José Hermano Saraiva com o arqueólogo responsável por esta descoberta, João Carlos Faria, a quem presta homenagem; peças arqueológicas em exposição como taças e potes, pequenas esculturas de homens e animais em ferro; achados fenícios de louças; cabeça romana em pedra e vários achados desta época. 17m08: Ave marinha junto ao rio; panorâmicas da cidade; cruzeiro em pedra, exterior da Igreja do Senhor dos Mártires, do século XIII; interior com vitrais e um crucifixo; explicação das várias escavações a que foi sujeita e que revelou uma necrópole da Idade do Ferro; destaque para a imagem de Nossa Senhora da Cinta com o menino ao colo; altar; vários planos do Castelo. 21m32: Exterior e fachada da Igreja do Espírito Santo que já não está aberta ao culto sendo as suas instalações o Museu local e sendo também um edifício marcado pelo casamento de Dom Manuel I com Dona Maria de Castela; exterior da Igreja de Santiago com destaque para painel de azulejos; ruas típicas e casario; gravura de Pedro Nunes, filho da terra, plano próximo de nota de 100 escudos de 1961; exterior do edifício da Câmara Municipal, escultura em bronze de Pedro Nunes, Matemático e Cosmógrafo, localizada na praça com o seu nome.