Albergaria-a-Jovem

00:28:55

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado ao património histórico, natural e cultural da região de Albergaria-a-Velha.

  • Nome do Programa: Albergaria-a-Jovem
  • Nome da série: A Alma e a Gente V
  • Locais: Albergaria-a-Velha
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d´Almeida. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Mapa político de Portugal com destaque para os distritos de Aveiro e Viseu; monumentos medievais e campos agrícolas identificam as diferenças entre a região do Norte e do Sul; vistas de Albergaria-a-Velha; fachada do edifício e plano interior da Câmara Municipal; José Hermano Saraiva conta factos históricos relacionados com a passagem de Albergaria-a-Velha a cabeça de concelho, em 1834 (referência à ação do Coronel Torres durante a guerra civil liberal), e as origens do seu nome; grua a carregar camioneta com troncos de madeira e eucaliptal; vistas dos edifícios das empresas que constituem o seu parque industrial; pedra histórica com inscrições do tempo da antiga albergaria. 11m26: Reprodução do pergaminho e pormenores do texto em que Dona Teresa, mãe de Dom Afonso Henriques, institui a antiga albergaria para dar guarida aos peregrinos; capa e páginas do livro "Osseloa, Carta de Couto", de Maria Alegria F. Marques; mapa do couto da época medieval; gravura de azaméis, homens que na idade média viajavam com animais de carga; retratos da Condessa Dona Teresa, de seu pai Afonso VI, Rei de Leão e Castela, e de sua irmã Dona Urraca; mapa do Condado Portucalense; retrato e gravura de Dom Afonso Henriques. 18m15: Vistas do largo da câmara municipal e jardim público; fachadas de empresas; gravuras de chinesas vestidas e calçadas ao modo tradicional, e sapatos em exposição, ilustram críticas ao Plano Director Municipal que impede o desenvolvimento industrial na região. 22m05: Pedra de Armas da Família Noronha ilustra narração sobre a vida do Marquês de Angeja; vistas de Angeja; zona ribeirinha junto ao Rio Vouga e jardim público; retrato do Marquês de Angeja; barras de ouro do tempo da colónia do Brasil; gravura do Terreiro do Paço reconstruído após o terramoto de 1755; moinho antigo em atividade; moagem; estacaria no rio para a pesca da lampreia.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .