Acompanhamento familiar de crianças hospitalizadas

00:02:24

Nova lei publicada em Diário da República garante, em certas situações, refeições gratuitas aos acompanhantes de crianças hospitalizadas, apesar de ainda não estar em prática, em pelo menos dois hospitais da capital, por falta de condições.

  • Nome do Programa: TELEJORNAL
  • Nome da série: TELEJORNAL
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Saúde, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Crianças internadas no Hospital Dona Estefânia acompanhadas pelos pais; declarações de António Martins Roque, Conselho de Gerência do Hospital Dona Estefânia, que diz "neste momento ignoro a legislação que consagra este serviço como um direito dos familiares" alegando que o Hospital no momento não tem condições para o exercício desse direito e assegurando que "vai tentar adaptar-se rapidamente para que esse direito possa ser exercido pelos familiares das crianças hospitalizadas"; crianças internadas no serviço de pediatria do Hospital de Santa Maria; declarações de Salazar de Sousa, Serviço Pediatria do Hospital de Santa Maria, destaca que a cantina funciona bem e "que antes de estar qualquer coisa escrita no papel já praticávamos o que nos era preciso praticar (...) nada alterou nós fazemos o máximo dentro das possibilidades que temos" e lamenta que "a criança e os serviços de criança são os mais esquecidos, mais abandonados dos hospitais em Portugal"; declarações de enfermeira-chefe do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, a propósito do hospital não ter condições para acolher os pais "não temos um simples sofá, nem sequer espaço para o colocar"; declarações dos pais que desconheciam a nova lei.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .