Acidente na Estação do Cais do Sodré em Lisboa

00:16:05

Lisboa, Estação do Cais do Sodré, desabamento da cobertura dos alpendres na estação terminal da Linha de Cascais provoca vários mortos e feridos, cujo salvamento e resgate foi feito por equipas mistas de bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e outras organizações.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE MAIO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1963
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Américo Tomás, Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior, Eduardo de Arantes e Oliveira, António Vitorino da França Borges, Joaquim da Luz Cunha, Pedro Soares Martínez, José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mudo
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Populares e ambulâncias no Cais do Sodré e equipas de salvamento e resgate trabalham no local do desabamento alternado com destroços do edifício e transporte de ferido em maca; destaque para grupo de senhoras da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) no Cais do Sodré. Bombeiros e médicos da CVP colaboram nas ações de busca e salvamento ao mesmo tempo que homens trabalham na limpeza e retirada dos destroços alternado com Eduardo de Arantes e Oliveira, ministro das Obras Públicas, observa à janela; bombeiros transportam mortos (cobertos por lençol) em maca e levam-nos para ambulância; destaque para a presença de José João Gonçalves de Proença, ministro das Corporações e Previdência Social, no Cais do Sodré. Chegada do Almirante Américo Tomás, presidente da República, à estação ferroviária onde juntamente com membros do governo, destacando-se Eduardo de Arantes e Oliveira e Alfredo dos Santos Júnior, ministro do Interior, observa os trabalhos de resgate e limpeza dos destroços; homens trabalham na retirada dos destroços e fazem pausa para beber água oferecida pelas senhoras da CVP. Exterior da Estação Ferroviária; transporte de morto (coberto por lençol) em maca; equipas de salvamento e resgate e limpeza dos destroços trabalham no local do desabamento alternado com destroços da cobertura, restos humanos (cabeça) entre os destroços, automóveis e ambulâncias estacionadas nas imediações e populares no Cais do Sodré. Alfredo dos Santos Júnior observa os trabalhos de resgate e limpeza no local e Eduardo de Arantes e Oliveira junta-se ao colega alternado com retirada de corpo; equipas de salvamento e resgate e limpeza dos destroços trabalham destacando-se a presença de António Vitorino da França Borges, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Comboios afetados pelo desabamento; equipas de salvamento e resgate e limpeza dos destroços trabalham alternado com padres visitam o local; transporte de morto (coberto por lençol) em maca; médicos ajudam a retirar destroços e oficiais prosseguem com os trabalhos. Joaquim da Luz Cunha, ministro do Exército, visita o local; imagens noturnas da chegada de José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues, subsecretário de Estado da Presidência do Conselho, e Pedro Soares Martínez, ministro da Saúde e Assistência, ao Hospital de São José onde estão internados os feridos provocados pelo acidente na estação. Equipas de salvamento e resgate trabalham no local do desabamento alternado com agentes da polícia limitam acesso da população e relógio parado marca a hora do acidente na estação.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .