Acidente ferroviário em Custóias

00:09:29

Concelho de Matosinhos, Custóias, brigadas da CP e bombeiros retiram as vítimas mortais provocadas pelo descarrilamento de carruagem sobrelotada de comboio e consequente choque contra pilar da Ponte das Carvalhas, durante percurso na Linha do Porto à Póvoa e Famalicão (Linha do Litoral do Minho).

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE JULHO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1964
  • Locais: Matosinhos, Custóias
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mudo
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Imagens noturnas das operações/ações de retirada das vítimas à luz de tochas, durante as quais criança morta é retirada dos destroços, o corpo de mulher inerte é içado por correias, homem segura candeeiro de petróleo e se destaca a carruagem destruída. 01h46m55: Imagens diurnas de populares no local do acidente, destacando-se mulher que chora emocionada; bombeiros retiram morto coberto por lençol branco e levam-no até ambulância; veículo hospitalar de Ermesinde abandona o local; militares e populares assistem; carruagem destruída debaixo da ponte; paramédicos e bombeiros transportam morto coberto por lençol branco e colocam a maca na ambulância da Areosa que abandona o local; equipas cortam as chapas metálicas dos destroços da carruagem, retiram os corpos cobertos por lençóis brancos e colocam-nos em ambulâncias. 01h50m08: Imagens noturnas das operações/ações de remoção dos destroços e montagem de projetores para iluminar o local; luzes de ambulância; equipas removem os destroços da carruagem, cortam as chapas metálicas e efetuam o desencarceramento de corpo.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .