Absolutismo e Liberalismo: Proteccionismo, Livre-Câmbio, Industrialização

00:35:55

Quarto episódio desta série documental que traça o quadro evolutivo da indústria portuguesa, relevando as atividades empresariais e os acontecimentos de maior significado histórico, bem como as técnicas, as teorias económicas, e os pensamentos sociais que lhe estão associados e que determinam a sua evolução.

  • Nome do Programa: Absolutismo e Liberalismo: Proteccionismo, Livre-Câmbio, Industrialização
  • Nome da série: A História da Indústria em Portugal
  • Locais: Portugal, Brasil
  • Personalidades: José Custódio, Jorge Alves
  • Temas: Ciência e Tecnologia, Economia e Finanças, História, Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Produção: Paulo Tavares e Isabel Soares Reportagem e Realização: Jorge Campos
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Genérico inicial. 02m50: Brasil, viagem ao centro de mina de ouro. 03m36: Garimpeiro, procura ouro mexendo peneira. 04m24: Retrato de Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal; gravura do terramoto de Lisboa de 1755. 05m18: Gerais da Praça do Comércio, com estátua de Dom José e a Baixa Pombalina. 05m46: Encostas do Douro com vinhas e pessoas a vindimar. 06m49: Declarações de José Custódio, historiador. 07m14: Estátua do Marquês do Pombal; exteriores da fábrica da Seda; Capela da Irmandade; oficinas da Vidreira da Marinha Grande. 09m07: Vidreiros a trabalharem; continuação das declarações de José Custódio. 10m13: Manufactura de tecidos; exterior e interiores do Museu de Lanifícios; tinturaria. 11m45: Estátua de Dona Maria I; continuação das declarações de José Custódio. 13m23: Bicho da seda, casulos, e fiação de seda manual. 15m11: Desenho do mercado de Lisboa; pintura do exército Francês de Junot (invasões de Napoleão) de 1807; continuação das declarações de José Custódio. 15m40: Pintura da Família Real a embarcar com a corte para o Brasil. 16m03: Continuação das declarações de José Custódio; gravura da sopa dos pobres. 16m40: Brasil, vistas do Rio de Janeiro; exterior do Museu Nacional de São Cristóvão; desenhos da Revolução Liberal de 1820 e da Constituição de 1822; chaminé de fábrica; operário enche caldeira com carvão. 18m06: Máquina a vapor em funcionamento. 18m36: Declarações de Jorge Alves, historiador; fábrica junto a rio; gravura da fábrica da Vista Alegre em Ílhavo; porcelana pintada, várias peças; retrato do fundador da fábrica Vista Alegre, José Ferreira Pinto Basto; fachada da fábrica. 20m15: Interior de fábrica, com artesãos a pintar, à mão; retrato de Dom Pedro o Liberal; continuação de declarações de Jorge Alves; moinho a rodar; retrato de Passos Manuel (1836). 22m16: Retrato de Costa Cabral; exteriores da fábrica da Sociedade de Fiação de Vizela, na Bacia do Ave; azulejos sobre a fiação do algodão. 23m44: Pintura da revolta da Maria da Fonte (1846); moinho a rodar; continuação de declarações de Jorge Alves; gravura e fotografia de empregados de fábrica têxtil. 25m50: Gravura do Porto; desenho de fábrica. 26m07: Retrato de José Vitorino Damásio; Associação Industrial Portuense; comboios a carvão em Museu. 26m28: Retrato de Fontes Pereira de Melo; imagens a preto e branco de comboio a carvão em movimento. 27m27: Porto, ponte Dona Maria e ponte Dom Luís; desenho da Fundição do Ouro e Fundição de Massarelos; máquina a vapor em funcionamento; homens a trabalharem na Siderurgia. 30m25: Palácio de Cristal de Londres e do Porto; grafismo animado do exterior e interior do Palácio de Cristal do Porto em 1865. 32m24: Antiga Fábrica de Papel de Custódio Pais, degradada; trabalhadora, junto a mó em funcionamento; diferentes fases da produção artesanal do papel. 35m18: Declarações finais de Jorge Alves; máquina a vapor; mulher a fiar, método manual; máquinas em funcionamento; operários saem de fábrica. Genérico final.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .