Abandono Infantil – I Parte

00:22:32

Primeira parte do programa sobre o problema do abandono infantil, o seu perfil jurídico e social, as dificuldades formativas e de inserção social das crianças abandonadas, a obra da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e o papel desempenhado pelos seus funcionários na protecção à infância e na defesa dos direitos dos menores.

  • Nome do Programa: Abandono Infantil
  • Nome da série: Ensaio
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Educação, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Crianças de bibe brincam junto de escola; mãe vai buscar filho à escola, crianças saem de escola; rapazes saltam ao eixo; conjunto de estátuas no parque Eduardo VII representando mãe e filho da autoria do escultor António Duarte; intercalado com crianças a brincar e criança a caminhar diante de escola. 50m42: Declarações de Máximo Guimarães, juiz de menores, sobre a moldura jurídica e implicações legais do abandono de menores; declarações de Maria Adelina Colaço, chefe dos Serviços de Protecção a Infância da Santa Casa, sobre o abandono de crianças institucionalizadas e as implicações legais da perda de poder paternal. 52m45: Máximo Guimarães fala sobre o abandono afectivo, a progressiva falta de carinho familiar dos menores, problemas legais em que frequentemente os menores abandonados incorrem e a assistência legal a menores. 55m13: Depoimento de João dos Santos, director do Centro de Saúde e Higiene Mental Infantil de Lisboa, sobre a insuficiência do conceito legal de criança abandonada, e a necessidade de uma análise social do problema; declarações de Joaquim Bairrão Ruivo, director do Centro de Observação Médico Pedagógica de Lisboa, sobre as consequências do abandono infantil, e a necessidade de acompanhar as condições de vida com os afectos. 57m33: Depoimento de Maria Adelina Colaço sobre as causas mais frequentes de abandono, riscos para a criança da situação legal de filho ilegítimo, e o aumento dos casos de abandono por ilegitimidade familiar em todos os sectores da sociedade; Joaquim Bairrão Ruivo fala sobre as causas do abandono infantil, a necessidade de reformular a assistência e algumas instituições para crianças abandonadas 59m53: Maria Adelina Colaço lembra a necessidade de estímulos adequados durante os anos formativos da criança e as consequências da falta destes nas crianças institucionalizadas e em situação de solidão familiar; Joaquim Bairrão Ruivo fala sobre a solidão da criança na família e a necessidade de atenção de pais e educadores. 01h02m43: Depoimento de João dos Santos sobre o alheamento social das crianças institucionalizadas; Maria Adelina Colaço reflecte sobre o circulo vicioso da inadequação social de muitas crianças institucionalizadas. 01h03m53: Declarações de João dos Santos sobre a necessidade de evolução social para a resolução do problema das crianças abandonadas, e a necessidade de internatos de menores dimensões; depoimento de Maria Adelina Colaço sobre a prevenção no seio familiar com a criação de semi-internatos infantis, de melhores serviços de saúde materno infantil, e de legislação de protecção à maternidade. 01h07m00: João dos Santos alerta para a necessidade de abrir os internatos à sociedade exterior e de inserir socialmente os internos; Joaquim Bairrão Ruivo sublinha a necessidade do Estado aumentar os recursos humanos e materiais destinados à protecção da criança e à investigação.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .