A Situação da Oposição em Portugal – Parte I

00:25:46

Primeira parte do debate moderado pelo jornalista João Soares Ferreira sobre a situação de crise dos vários partidos da oposição com assento parlamentar (PS, PCP, PRD e CDS), com a participação dos convidados Francisco Lucas Pires, eurodeputado do CDS, José Miguel Júdice, analista político no jornal "Semanário", Manuel Alegre, deputado do PS, e Fernando Piteira Santos, analista político no jornal "Diário de Lisboa".

  • Nome do Programa: A Situação da Oposição em Portugal
  • Nome da série: 1ª Página
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: João Soares Ferreira, Francisco Lucas Pires, José Miguel Júdice, Manuel Alegre, Fernando Piteira Santos
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: João Soares Ferreira. Produção: Teresa Claro. Realização: Manuel Tomás.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Fernando Piteira Santos diz que há crise geral na vida política portuguesa; reconhece crise na Oposição sublinhando que não é só à esquerda; defende que Oposição se tem deslocado da esfera política para as esferas sociais e sindicais. 08m55: José Miguel Júdice afirma que em épocas de crescimento económico e melhoria de condições de vida das populações as oposições estão sempre em dificuldades; chama a atenção para o facto de haver crises de Oposição noutros países europeus; concorda com Piteira Santos quanto ao facto de partidos políticos não terem sido capazes de integrar conflitos que existem na sociedade. 12m31: Manuel Alegre diz que há crise de participação dos cidadãos na vida democrática e divórcio entre os partidos políticos e sociedade civil; defende que há desfasamento entre Oposição política e Oposição social; afirma que Esquerda está sem modelo tanto em Portugal como no resto do mundo. 17m49: Lucas Pires diz que não partilha da ideia de crise na Oposição; não tem a certeza que se possa falar em crise quando o Presidente da República foi eleito pela Esquerda e o Governo pela Direita; concorda que partidos políticos representam muito pouco a sociedade portuguesa. 23m14: Piteira Santos diz que Eleições Autárquicas porão problemas graves à Esquerda, em especial, e a toda a Oposição, em geral; defende que Esquerda não tem sabido capitalizar, junto do eleitorado, consequências que podem resultar da entrada em vigor do Mercado Único Europeu em 1992; defende que só a Esquerda tem atividade cultural no nosso país.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .