A Revolução do Comboio

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Neste programa, o Professor José Hermano Saraiva aborda o nascimento e a evolução do comboio e dos transportes ferroviários, dando especial relevo ao papel desempenhado por Fontes Pereira de Melo, o grande responsável pela implementação e desenvolvimento do caminho de ferro em Portugal.

  • Nome do Programa: A Revolução do Comboio
  • Nome da série: A Alma e a Gente I
  • Personalidades: José Hermano Saraiva, Fontes Pereira de Melo
  • Temas: Ciência e Tecnologia, História, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

O programa inicia-se com José Hermano Saraiva no interior do Museu do Caminho de Ferro de Lousado. 02m52s: Fachada e exteriores do Museu do Caminho de Ferro do Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão. Plano da estação ferroviária do Lousado, com comboio em movimento. Interior do Museu: Plano de mapa com linhas ferroviárias assinaladas. Mapa exposto com o historial dos transportes ferroviários, intitulado "O Surgimento do Caminho de Ferro", que se iniciou com Denis Papin, no século XVII, com James Watt, com a máquina a vapor, Richard Trevithic, que aplicou a energia do vapor a uma locomotiva, e George Stephenson, com um comboio em 1825. Ilustração com o mecanismo da máquina a vapor e outra de locomotiva a transportar minério. Ilustração, a cores, do 1º comboio em Portugal, em 1856, promovido por Fontes Pereira de Melo. Retrato de Fontes Pereira de Melo. Mostra de artefactos de comboios antigos, reconstituições de bilheteiras antigas, plano próximo de bilhete de cartão, marcadeira antiga de bilhetes, para datação, sítio onde se despacahava a bagagem, balança, manequim trajando farda de chefe da estação e corneta para iniciar a partida. Mostra de antiga locomotiva portuguesa de 1874, vagon - posto médico, sob carris, onde trabalhou o Prof. Egas Moniz, e interior do mesmo. Plano próximo de sistema antigo de sinalização de via ferroviária. Carruagem - presidencial, para viagens do Chefe de Estado, mostra do interior do mesma. 15m05s: Plano próximo da via estreita, usada no resto da Europa, e da via larga, utilizada na Península Ibérica e Rússia. Mostra do quadriciclo, que andava sobre a via férrea, e de vara medidora da distância entre carris. Explicação da razão do uso de via larga em Portugal. Plano exterior de linha ferroviária em montanha. Quadro retratando António Maria Fontes Pereira de Melo, nascido em 1819. Relato da biografia de Fontes Pereira de Melo, engenheiro, político e membro do Governo. Plano próximo de fotografia, a preto e branco, de Fontes Pereira de Melo. Retrato do Marechal Saldanha, ligado à Regeneração, revolta no Porto. Ilustrações sobre a Regeneração. Caricatura a cores de Fontes Pereira de Melo. Várias fotografias antigas de militares e outras retratando a vida popular, o comboio antigo e Lisboa da época. Ilustração com caminho de ferro e comboio. Fotografias antigas sobre cenas populares da vida na cidade de Lisboa. Retrato do escritor Almeida Garrett e Alexandre Herculano, personalidades contra a implementação do comboio em Portugal. Plano exterior de estação ferroviária do Entroncamento. Várias caricaturas de Fontes Pereira de Melo, muitas delas de Rafael Bordalo Pinheiro, constantes de livro. Caricatura sobre a morte de Fontes Pereira de Melo, da autoria de Bordalo Pinheiro e outra intitulada "A Chefatura", do mesmo autor. 27m48s: Retrato de Fontes Pereira de Melo. O programa termina com José Hermano Saraiva a ler um excerto de texto de Oliveira Martins sobre Fontes Pereira de Melo, por altura da sua morte, em 1887.

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