A Rama do Castanheiro
Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado ao património natural, arqueológico e cultural do Concelho do Fundão.
Resumo Analítico
Vistas gerais do Fundão, Cova da Beira, Serras da Estrela e Gardunha, e das freguesias de Donas, Alcaide, Alcongosta, Capinha, Enxames, Escarigo, Peroviseu, Salgueiro, Souto da Casa, Telhado, e outras do mesmo concelho; colheita da cereja e cerejeiras em flor. 07m26: Plano geral do Catelejo e procissão religiosa; aldeia de Janeiras de Cima; casas em xisto; festa dos bombos em Lavacolhos e vista da Vila de Silvares; plano geral de Alpedrinha e Vale de Prazeres; vistas de Castelo Novo e do seu centro histórico, e das freguesias de Mata da Rainha, Orca, Póvoa da Atalaia e Soalheira; 09m49: José Hermano Saraiva recita "Pequena Elegia de Setembro", versos do poeta Eugénio de Andrade, ilustrado com imagens de caudal de rio, rosas e malmequeres, paisagem e pôr-do-sol; vista do Monte de São Roque; fotografia aérea regista local onde existia um povoado pré-histórico; paisagens rurais indicam locais de vários castros e cabeços pré-históricos: Tapada das Argolas, Malfeitoso, Cabeça Gorda e São Brás. 13m35: Solo de pedra lascada onde foram encontrados achados arqueológicos do Paleolítico; referência à ocupação romana; retratos de José Alves Monteiro, Director da Polícia Judiciária, que se dedicou à arqueologia da região, em especial à época da ocupação romana. 15m49: Fachada do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro; achados arqueológicos expostos em vitrinas; vaso romano em cerâmica onde era guardado o azeite; objectos em latão; colecção de lápides; fotografia de Aras mandadas esculpir por cidadão da região, à época da ocupação romana. 22m45: Vistas gerais do Fundão; fachada e planos do edifício do novo Centro Cultural, antiga fábrica de moagem; livros editados pela Câmara Municipal; capa do livro "Convento de Nossa Senhora do Seixo do Fundão", de João Mendes Rosa, e planos deste edifício atualmente em elevado estado de degradação; capa e páginas do livro "Monte de São Brás, A Persistência do Passado na Identidade".