A Pintura Luso Flamenga

00:30:37

Programa apresentado pelo historiador de arte Pedro Dias dedicado às várias vertentes da arte portuguesa com destaque para a influência que a pintura e os artistas flamengos tiveram na atividade artística dos pintores portugueses no século XVI.

  • Nome do Programa: A Pintura Luso Flamenga
  • Nome da série: Imagens da Arte Portuguesa
  • Locais: Tomar, Évora, Lisboa, Aveiro, Coimbra
  • Personalidades: Pedro Dias
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria, texto e apresentação: Pedro Dias. Produção e realização: Neves de Almeida.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Fachada da Igreja de São João Batista, destacando-se o portal Manuelino, em Tomar; Pedro Dias refere o estudo da pintura portuguesa da época manuelina e as inspirações e influências dos artistas portugueses; pinturas de caráter religioso atribuídas a Quentin Metsys, pintor flamengo e fundador da Escola de Antuérpia, destacando-se as pinturas "Virgem das Dores" e "Cristo a Caminho do Calvário" no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e pintura de Cristo na Cruz atribuída a Quentin Metsys no Museu Nacional Machado de Castro; tríptico de Cristo na Cruz no Museu Nacional de Arte Antiga. 07m17: Exterior e fachada da Sé Catedral de Évora; painéis do Políptico da Sé de Évora representativo da Vida da Virgem do mestre flamengo desconhecido conservado no Museu de Évora; pinturas "São João" e "Ecce Homo" no Museu de Aveiro; pintura da Virgem com o menino no Museu de Coimbra; pintura da Virgem com o menino do artista flamengo Hans Memling; quadro "O Descanso durante a Fuga para o Egito" do pintor flamengo Gerard David do Museu das Janelas Verdes. 14m41: Pedro Dias refere a remodelação na igreja privativa Mosteiro de Celas de Coimbra solicitada por Dona Leonor de Vasconcelos, abadessa do mosteiro e a compra e importação de pinturas de artistas flamengos; quadros flamengos. 18m59: Quadro "Vista de Jerusalém" oferecido pelo Imperador Maximiliano à Rainha Dona Leonor; quadros "São Jerónimo" de Albrecht Durer e "Tentações de Santo Antão" do pintor Jheronymus Bosch no Museu Nacional de Arte Antiga; tríptico de pintura maneirista. 23m32: Pedro Dias refere a presença física de artistas provenientes da Flandres em Portugal e destaca o pintor flamengo Francisco Henriques e a sua oficina em território português; quadro "São Cosme, São Tomé e São Damião", "Pentecostes", "Aparição de Cristo a Maria Madalena", "Degolação dos Cinco Mártires de Marrocos", "Deposição de Cristo no Túmulo" e "Descida da Cruz" de Francisco Henriques e pintura "Aparição de Cristo a Nossa Senhora", "O Bom Pastor" ou "Cristo com cordeiro", "Anunciação", "Ressurreição de Cristo", "Assunção da Virgem", "Santo António e o Menino" e "Ascensão de Cristo" de Frei Carlos ou Frei Carlos de Lisboa no Museu Nacional de Arte Antiga.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .