A Padeirinha do Açor

00:10:58

Reportagem da jornalista Rita Ramos intitulada "A Padeirinha do Açor" sobre Fátima Quaresma, a padeira da Serra do Açor conhecida por Tuxa, que há mais de vinte anos vai de terra em terra para levar muito mais do que pão pelas várias aldeias.

  • Nome do Programa: OUTRAS HISTÓRIAS
  • Nome da série: OUTRAS HISTÓRIAS
  • Locais: Serra do Açor
  • Personalidades: Rita Ramos
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Tuxa conduz carrinha do padeiro; imagens em movimento da Serra do Açor a partir de carro; placas de identificação de localidades; toca buzina para anunciar a chegada da padeira à aldeia de Castanheira da Serra; habitantes locais dirigem-se até à carrinha, estacionada no largo da aldeia, para comprarem pão; padeira atende clientes; Julieta Pereira, habitante de Castanheira da Serra, sobre Tuxa e o apoio moral aos habitantes locais; cão ladra atrás de mota. Torre sineira e igreja; placa de identificação Rio Alva; fachada da Farmácia "Alva"; Tuxa entra na farmácia para levantar as encomendas dos habitantes das aldeias onde distribui pão; de seguida desloca-se até à drogaria onde levanta outra encomenda e por fim passa pelo supermercado para comprar as últimas encomendas. Pedro Figueiredo, funcionário da panificadora, sobre o dia da venda pelas aldeias, intercalado com as várias fases do processo de produção do pão; Eugénio Quaresma, pai de Fátima Quaresma, sobre o trabalho da filha; Tuxa molda pão em forma de bola, vira broas de batata no forno industrial e fala da receita da avó. Tuxa atende clientes no seu café Boutique da Tuxa, na vila de Coja; fala sobre o avô Jano, o fundador da padaria; recorte de jornal com artigo sobre o avô, intitulado ?O pão que ia de bicicleta?; exterior do café; Tuxa atende clientes e conta como começou a trabalhar na padaria. Vista da aldeia; Tuxa vende pão a habitantes locais; Lucinda Fernandes, habitante da Castanheira da Serra, recorda momentos importantes da sua vida; Patrícia Ribeiro, habitante de Castanheira da Serra, sobre a aldeia que considera um paraíso; vista da aldeia. Imagens da Serra do Açor; toca buzina para anunciar a chegada da padeira à aldeia de Covanca; atende clientes, entrega encomendas e conversa com habitantes da aldeia; declarações de Isaura Brás, habitante de Covanca; Tuxa entra na carrinha e prossegue volta pelas aldeias; chama por morador da aldeia de Malhada Chã; e fala sobre a carrinha do médico que mensalmente desloca-se às aldeias isoladas; Lurdes Pereira, habitante de Malhada Chã, refere a falta de transportes e o elevado preço dos táxis; Tuxa atende cliente e fala da realidade destas aldeias; despede-se dos habitantes de Malhada Chã e prossegue caminho até à próxima aldeia; entrega pão aos clientes, despede-se e conduz carrinha.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .