A Ópera, as Pompas e o Resto

00:40:21

Programa sobre a história e a importância do Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa, teatro de ópera e ballet, considerado o melhor teatro italiano, fora de Itália.

  • Nome do Programa: A Ópera, as Pompas e o Resto
  • Nome da série: Ensaio
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: João Freitas Branco, Ruy Coelho, Ruy Belo
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Produção: João Martins.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Fachada do teatro, brasão, relógio; varanda avançada; arcaria; interior do teatro, tecto e balcões; escadaria e pormenores; corredor: consola, espelho, jarrão, lustres e apliques; corredor circular e portas de acesso à sala; sala; medalhão na parede e aplique. 53m54: Depoimento de João de Freitas Branco, diretor do Teatro Nacional de São Carlos sobre os teatros de corte, o tipo de público para que foi construído o teatro, os financiamentos da burguesia para a sua construção e o arquiteto Costa e Silva, responsável pelo projeto; pormenores do interior e ilustração da época; depoimento sobre a mão de obra dos presos do Limoeiro, o tempo em que decorreu a construção (1792-1793), a concepção arquitetónica dentro dos cânones do teatro italiano, a inauguração e a origem do nome, ilustrado com fachada e pormenores. 59m09: Armazém com adereços utilizados nos cenários; atelier dos artesãos e artesãos a trabalhar na produção de coroas e espadas; montagem de cenários no palco; atores em preparativos para o ensaio. 01h04m52: Depoimento de João de Freitas Branco sobre o gosto do público melómano da época em que o teatro foi inaugurado, a evolução do gosto, os castrati, a era Rossiniana, Wagner, a concorrência da França à preponderância italiana, o São Carlos como teatro de ópera e de bailado, ilustrado com pormenores decorativos. Depoimento sobre a consagração internacional de artistas líricos estrangeiros depois da sua atuação no Teatro São Carlos e a exigência da plateia de Lisboa. 01h09m20: Compositor Ruy Coelho recorda a exibição dos bailados da sua autoria, "Bailado do Encantamento" e "Princesa dos Sapatos de Ferro", este último dançado pelo pintor Almada Negreiros; João de Freitas Branco fala sobre a tendência para vincular o Teatro São Carlos ao regime monárquico, o recital, o concerto sinfónico, o concerto de câmara e as festas de gala com chefes de Estado; Ruy Belo fala da Sinfonia Camoniana nº1 e da sua estreia no Teatro São Carlos; fotografia da ópera. 01h14m00: Depoimentos intercalados de João de Freitas Branco e Ruy Belo, respetivamente sobre o período de inatividade do teatro devido às obras de restauro do edifício, os grandes nomes líricos que desfilaram pelo palco do São Carlos; as óperas da sua autoria levadas à cena por José Eduardo Figueiredo, a ópera "Dom João IV" em cena na inauguração posterior às obras, ilustrados com os retratos de Dom João IV e de José Eduardo Figueiredo e fotografias da ópera "Dom João IV". 01h17m22: Depoimento sobre as óperas líricas italianas levadas à cena no Teatro São Carlos depois de 1946, os artistas e os maestros; fotografias de artistas emolduradas; João de Freitas Branco fala sobre os artistas, o reportório e o passado glorioso do teatro; Libretos de ópera, espetadores a entrar para o teatro e automóveis a parar à porta; público no átrio em traje de gala, na plateia e nos camarotes; armazém com adereços; cenário a ser montado; fachada e brasão.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .