A Mulher e a Bruxaria

00:20:24

Programa sobre a evolução histórica do fenómeno da bruxaria associado às mulheres, com destaque para as perseguições efetuadas pela Igreja Católica, e para o caso de Joana d'Arc, heroína francesa acusada de bruxaria e queimada na fogueira, posteriormente consagrada Santa da Igreja Católica.

  • Nome do Programa: A Mulher e a Bruxaria
  • Nome da série: Mulher a Mulher
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Coordenação e Textos: Maria Isabel Barreno Produção: ARCA-FILME e RTP Realização: Linda Bringel
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Mulher passeia a cavalo; pintura; mulheres passam a ferro, sacodem panos à janela e estendem roupa (tarefas domésticas); estatuetas egípcias; objeto a boiar simulando a ordem do Faraó em deitar ao rio os filhos homens dos hebreus; gravuras representativas da lenda de Moisés cuja mãe desobedeceu à ordem alternado com criança com bebé ao colo; mão folheia livro antigo; pinturas religiosas e gravuras de operações cirúrgicas praticadas durante a Idade Média. 07m10: Boi puxa carroça com barris (veículo de tração animal); pinturas representativas de "bruxas"; simulação de "bruxa" a colher ervas e a ser queimada viva; fotografias e gravuras ilustrativas de rituais e objetos associados à bruxaria; objetos antigos de medicina. 12m54: Gravuras representativas de Joana d'Arc alternado com Rainer Daehnhardt, historiador luso-alemão, comenta o contexto histórico que envolveu a vida de Joana d'Arc e a acusação de bruxaria; armadura. 16m46: Teresa, cartomante, deita cartas a Maria Isabel Barreno e explica em que consiste o seu trabalho, a forma como consegue perceber as coisas que afetam a pessoa que está a ser alvo de leitura e a afluência de mulheres e homens alternado com planos do rosto de Maria Isabel Barreno.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .