A Importância do Vapor na Evolução dos Transportes em Portugal – I Parte

00:24:08

Primeira parte do documentário sobre a evolução dos transportes em Portugal, dando especial atenção ao vapor na modernização dos transportes terrestres, ferroviários e marítimos.

  • Nome do Programa: A IMPORTÂNCIA DO VAPOR NA EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES EM PORTUGAL
  • Nome da série: A EVOLUCAO DOS TRANSPORTES EM PORTUGAL
  • Locais: Portugal
  • Temas: Ciência e Tecnologia, História
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

52m30: Antigo cilindro a vapor; gravuras de barcos a vapor; miniaturas de barcos a vapor; locomotiva a vapor D. Luiz, a primeira existente em Portugal; comboio real, salão D. Maria; pormenores de decoração exterior e interior desta carruagem real; carruagem do Príncipe; interior desta carruagem do comboio real; 01h00m33:comboio real em andamento; locomotiva a vapor Andorinha; cabine de máquinas desta locomotiva; primeira locomotiva a vapor destinada a comboios de passageiros, em Portugal; interior de carruagens de comboio do século XIX. 01h05m13: Carruagem de 1ª classe de comboio do século XIX; pormenores do interior desta carruagem; interior de salão real dos comboios portugueses; sistema de aquecimento deste salão; casa de banho do salão real; locomotiva a vapor em movimento; funcionários dos caminhos-de-ferro alimentam caldeira desta máquina com lenha; comboio a vapor circula em linha férrea; miniatura do couraçado Vasco da Gama, navio misto a vapor e à vela; 01h13m04: carro de bombeiros a vapor; bombas de incêndio usadas pelos bombeiros por volta de 1880; Lisboa, elevador da Glória; entrada do ascensor da Bica; elevador sobe Calçada da Bica; paralíticos do elevador de Santa Justa; vista deste elevador; pormenores do interior da torre deste ascensor. 01h16m12: Fim da 1ª parte. 01h16m38: Início da 2ª parte; miniaturas de antigos carros de bombeiros; Panhard & Levassor, primeiro automóvel a vapor a aparecer em Portugal, em finais do século XIX; motor deste automóvel; miniaturas de barcos a vapor; paralítico de primeiro tractor; automóvel de 1898, que atingia 25 km/hora; landó da Casa de Bragança; cadeirinhas para transporte de passageiro; carros de caça; arreios; carruagens de tracção animal; landó em que viajava o Rei D. Carlos e a família, quando o monarca foi assassinado; gravuras de barcos à vela; passe social dos transportes públicos de Lisboa, de 1889; gravuras de carros de transporte público de passageiros puxados por cavalos; paralíticos dos primeiros eléctricos de Lisboa; 01h26m18: exemplar da primeira geração de eléctricos de Lisboa; Sintra, eléctrico da Praia das Maçãs; maquinaria de alimentação desta linha de eléctricos; campainha destes eléctricos; guarda-freio guia eléctrico. 01h31m45: Lisboa, paralíticos de eléctricos antigos; automóvel Minerva de 1904; automóvel Oriente de 1998; automóveis com motor de explosão, do princípio do século XX; locomotivas a vapor; carruagens de comboio do início do século; fornalha de alimentação de caldeira de locomotiva a vapor; locomotiva a vapor em andamento.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .