A Imagem das Letras

00:36:54

Programa sobre literatura, com uma crónica temática de António Alçada Baptista e apresentação de José Manuel dos Santos, dedicado à terra como elemento natural por excelência e sobre a qual fala o escritor Romeu de Melo. Comemoração do dia do escritor na Casa António Gião, em Reguengos de Monsaraz

  • Nome do Programa: A IMAGEM DAS LETRAS
  • Nome da série: A IMAGEM DAS LETRAS
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: José Manuel dos Santos, António Alçada Baptista, Romeu de Melo, César Oliveira, Luís Francisco Rebelo
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Texto e Apresentação: José Manuel dos Santos Realização: Dórdio Guimarães
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Campos e flores, destaque para a papoila, ilustram comentários em off acerca do tema: A terra como elemento primordial da cultura. 04m13: Crónica do escritor António Alçada Batista, dedicada à "reabilitação" da cabra, lê poema do livro "Eu, comovido a Oeste" de Vitorino Nemésio, lê poema de António Osório "Malfeitor que busca a sua imagem, e restitui o que foi furtado...", lê excerto do poema de João Cabral de Melo Neto "Quaderna". 12m53: José Manuel dos Santos, junto ao monumento evocativo da figura de Eça de Queirós, rua do Alecrim, Lisboa, fala sobre o novo livro "Café República" de Álvaro Guerra, bons planos monumento, fotografia a preto e branco de Álvaro Guerra, capa do livro. 16m33: José Manuel dos Santos entrevista o escritor Romeu de Melo, na sua quinta nos arredores de Lisboa, Romeu de Melo, fala sobre a sua obra literária e de si enquanto escritor, profissional de economia e lavrador, os géneros literários que mais gosta; vistas da quinta, capa do livro "Reflexões - Política Filosofia Sociologia Antropologia". 28m16: Reguengos de Monsaraz, Casa António Gião, comemoração do "Dia do Autor Português", organizado pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), exterior e interior da Casa, planos de corte de almoço de confraternização entre autores, declarações de César de Oliveira, escritor, e Luís Francisco Rebelo, presidente da SPA, sobre as razões da organização do dia da SPA, que se realizou este ano pela primeira vez, interiores da Casa António Gião, obras de arte, atuação de grupo coral alentejano, cante alentejano, vistas de Reguengos de Monsaraz, vistas da planície alentejana, em off a atriz Hermínia Tojal, diz um soneto do livro de poemas "Charneca em Flor" de Florbela Espanca.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .