A Imagem das Letras

00:35:01

Programa sobre literatura, com uma crónica temática de António Alçada Baptista e apresentação de José Manuel dos Santos, dedicado à função formativa e cultural das Bibliotecas, ao prémio Gulbenkian de literatura infantil e ao prémio Nobel da Literatura.

  • Nome do Programa: A IMAGEM DAS LETRAS
  • Nome da série: A IMAGEM DAS LETRAS
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Manuel dos Santos, António Alçada Baptista, David Mourão-Ferreira
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Texto e Apresentação: José Manuel dos Santos Realização: Dórdio Guimarães
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

04m05: Biblioteca itinerante numa carrinha Citroen, a estacionar em bairro de Lisboa; leitores, adultos, jovens e crianças a frequentar a biblioteca; depoimento de David Mourão Ferreira, diretor do Serviço de Bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian, sobre o papel das bibliotecas na vida cultural do país, em particular o das bibliotecas itinerantes; fotografias do escritor Branquinho da Fonseca, fundador da iniciativa; carrinha da biblioteca; biblioteca a funcionar no edifício-sede da Fundação Gulbenkian; instalações e leitores. 13m40: Lisboa, entrega de galardões do grande prémio da Fundação Calouste Gulbenkian de literatura para crianças, com a presença de José Hermano Saraiva, jurista, Manuela Eanes; escritor David Mourão Ferreira, apresenta alguns dos premiados: Rui José Gomes e Fernando Miguel Bernardes, na categoria revelações, Francisco Relógio e António Modesto, ilustradores, respetivamente, do livro de Carlos Correia "A Locomotiva Tchaaf" e de "O Ouriço Cacheiro espreitou três vezes" de Maria Alberta Menéres, Ilse Llosa foi premiada pelo seu livro "Na quinta das cerejeiras"; o grande prémio foi ex-aequo, para José de Lemos e Adolfo Simões Muller. 19m11: Revista cultural portuense "O tripeiro" volta a publicar-se; depoimento de Manuel Abranches Soveral, chefe de redação; vistas da cidade. 23m03: Músico José Mário Branco, canta um poema de Natália Correia "Queixa das almas jovens censuradas"; vistas noturnas da baixa de Lisboa, fonte do Rossio, montras, iluminação, trânsito, semáforos. 27m51: José Manuel dos Santos, sobre a atribuição do Prémio Nobel da Literatura 1982 escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, capas dos livros "O Enterro do Diabo", "Ninguém escreve ao coronel", "Cem anos de solidão". 29m44: Crónica do escritor António Alçada Batista, sobre os critérios literários da Academia sueca na atribuição do Prémio Nobel da Literatura. 36m39: José Manuel dos Santos, apresenta novas publicações em livro.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .