A Imagem das Letras

00:39:23

Programa sobre literatura, com uma crónica temática de António Alçada Baptista e apresentação de José Manuel dos Santos, que destaca a vida e obra de Jorge Amado, a pintura de Júlio (Saúl Dias), o último romance de Fernando Dacosta e a Casa Museu do escultor Martins Correia.

  • Nome do Programa: A IMAGEM DAS LETRAS
  • Nome da série: A IMAGEM DAS LETRAS
  • Locais: Lisboa, Golegã
  • Personalidades: José Manuel dos Santos, António Alçada Baptista, Fernando Dacosta, Martins Correia, Júlio
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Texto e Apresentação: José Manuel dos Santos Realização: Dórdio Guimarães
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

01h13m30: Crónica de Alçada Baptista sobre vida e obra do escritor Jorge Amado. 01h19m54: Lisboa, galeria São Mamede, mostra de exposição do pintor Júlio, também conhecido como poeta por Saúl Dias; pormenores de quadros e depoimento do próprio artista, que é, aliás, irmão do escritor José Régio; Júlio lê excerto poema de sua autoria "Envelhecer". 01h24m55: Teresa Silva Carvalho, canta um poema de Fernando Pessoa "Sol nulo dos dias vãos", fado em off; talha dourada de uma igreja (não identificado). 01h27m28: Fernando Dacosta, jornalista e escritor, acaba de ver lançado o seu último romance "Um jeep em segunda mão"; Fernando Dacosta na redação do jornal onde trabalha (?), destaque para o jornalista Fernando Assis Pacheco; José Manuel dos Santos (a fumar), entrevista Fernando Dacosta no exterior do Quartel de Beirolas; militar de vigia ao quartel; capa do livro Um jeep em segunda mão - A Súplica. 01h34m20: José Manuel dos Santos, em off, lê excerto de uma reportagem de Fernando Dacosta "Lisboa está a desfazer-se", ilustrado com destroços de prédios antigos desabados e entaipados, em Lisboa. 01h36m12: Golegã, inauguração da casa museu Martins Correia, com a presença do próprio artista, de António Ramalho Eanes, presidente da República, do presidente da Câmara local e da poetisa Natália Correia; planos de corte de almoço e atuação de rancho folclórico; populares aplaudem Ramalho Eanes, acompanhado por Hermínio Martinho, à chegada à casa museu Martins Correia; discurso do presidente da Câmara Municipal da Golegã, de Natália Correia e de Ramalho Eanes. 01h42m54: Declarações do escultor Martins Correia no seu atelier; pormenores de esculturas; desenhos gráficos ilustração de livro; esculturas "O Povo de Amor Cantava" e "Miguel Torga"; Martins Correia lê poema de sua autoria "O Centauro", próprio a esboçar. 01h5010: Iluminação de Natal em ruas de Lisboa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .