A Idade Média Portuguesa: Escassez, Reconquista, Inovação
Segundo episódio desta série documental que traça o quadro evolutivo da indústria portuguesa, relevando as atividades empresariais e os acontecimentos de maior significado histórico, bem como as técnicas, as teorias económicas, e os pensamentos sociais que lhe estão associados e que determinam a sua evolução.
Resumo Analítico
Observações sobre a Idade Média sobrepostas a planos do Castelo de Almourol envolto em nevoeiro, que progride para um plano do castelo ao Sol; título do programa sobreposto a tapeçaria medieval. 04m10: Planos do Castelo de Guimarães, alternados com plano da estátua do Rei Dom Afonso Henriques; ilustração da batalha de São Mamede; planos de cascata; habitação tradicional em pedra; cascata de pequenas dimensões; floresta; lenhadores a cortar árvore com machados; mulher a acompanhar vacas e cabras numa estrada; homem com árvore às costas, alternado com castelo e iluminura de batalha; fachada do mosteiro de Santa Maria de Pombeiro; declarações de Geraldo Coelho Dias, historiador, sobre os monges da ordem beneditina; missa; plano contrapicado de castelo com destaque para o sol; iluminuras representativas do clero, nobreza e povo; 07m15: Vista noturna de Mértola; entrevista a Cláudio Torres, historiador, sobre o tipo de comércio da cultura mediterrânica e a herança da cultura muçulmana; planos de Mértola alternados com fresco de barco de comerciantes negros; pastor e rebanho de ovelhas; agricultores a queimar madeira; agricultor a lavrar terra com arado tradicional puxado por burro; o agricultor a conduzir carroça puxado pelo burro; mulheres a fabricar joias; rua de Mértola; mulheres a fazer renda; ateliê de produção de mantas tradicionais, com destaque para artesã a usar tear de pedal tradicional; interior de gabinete de restauro de peças arqueológicas visto da janela; técnicas de restauro a trabalhar em peças de cerâmicas muçulmanas; iluminura com figuras muçulmanas; pedra com alto-relevo; cerâmicas restauradas; iluminura de soldados prontos para batalha; alto-relevo de Giraldo Giraldes, alegado conquistador da cidade de Évora; iluminura da conquista da cidade; plano próximo do quadro ?A Construção de uma Catedral? de Jean Fouquet. 15m33: Muralhas do Castelo de Silves; agricultor a ceifar com foice; monge da ordem de cister a passar junto a porta para o claustro do mosteiro; monges a descer corredor mal iluminado; rua de aldeia com habitações em pedra; homem a transportar saca de cereais ao ombro; o mesmo homem a colocar barreira em veio de água de sistema de represa elevada, para direcionar a corrente para moinho de água; homem a despejar os cereais para o mecanismo do moinho; planos das diversas partes constituintes do moinho de água; plano geral do moinho; declarações de Helena Cruz Coelho, historiadora, sobre a utilização da energia hidráulica, alternadas com ilustração de moinho medieval; veio de água ligado a pisão mecânico; mecanismo do pisão de panos em madeira a funcionar; castelo junto a curso de água; curso de água; lenhadores a cortar árvore com serra; 20m49: Moleiro a martelar anel de metal em volta de mó; planos de moinho de vento com destaque para as velas; moleiro a transportar saca de cereais para o interior do moinho e despeja-lo no mecanismo de moagem; moleiro a rodar as velas; moleiro a sair do moinho; castelo de São Jorge de Lisboa, alternado com iluminuras medievais de homens com burros e estrada em serra; declarações de Helena Cruz Coelho, sobre as estradas; rio com barco; iluminura de mulheres junto a bancas de pão; mercado de Ponte de Lima com a ponte medieval ao fundo e destaque para as mulheres. 25m19: Plano geral de vila; ruas no interior nas muralhas; ferreiros a trabalhar junto a forno e a martelar peça de metal em bigorna com recurso a martelo no interior da oficina; identificação da rua dos serralheiros; oficina de sapataria, com os sapateiros a trabalhar no interior; iluminura de homens a cortar cabedal e tecido. 28m49: Pintura da batalha de Aljubarrota; estátua equestre de Dom Nuno Alvares Pereira; vistas do exterior e interior do Mosteiro da Batalha. 30m01: Cabo de Sagres; pescador em barco; iluminura de pescadores em barco a apanhar peixes com recurso a rede; pescador a arranjar rede de pesca sentado no interior do barco; homem a trabalhar numa salina; homem a transportar sal à cabeça dentro de um cesto para o esvaziar num monte de sal, pintura ilustrativa de barco a descarregar mercadoria em porto; plano de rio com ponte ao longe visto das muralhas de castelo; construtores de barcos a trabalhar no cais em Coimbra; declarações de Amélia Polónia, historiadora, sobre a construção naval da cidade do Porto; ilustração de estilo medieval de cais de construção naval; plano próximo da pintura ?O Sonho do Infante?, de José Malhoa.