A Idade do Bronze

00:28:53

Programa de divulgação conduzido pelo arqueólogo e geólogo Octávio Veiga Ferreira, sobre a Idade do Bronze e os seus vestígios arqueológicos encontrados em Portugal, com destaque para o Bronze Atlântico e o Bronze Meridional.

  • Nome do Programa: A Idade do Bronze
  • Nome da série: Do Paleolítico ao Romano
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Octávio Veiga Ferreira
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Octávio Veiga Ferreira Colaboração: Georges Zbysezwski, Seomara Bastos Ferreira e Carlos de Carvalho Penalva Produção: Leonel Brito e Fátima Ferreira
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Introdução ao tema do programa; sepulturas (cistas) da idade do bronze; desenhos ilustrativo do culto dos mortos; fotografias de ossadas que refletem os ritos de enterramento e tampas sepulcrais ornamentadas com figuras de armas de guerra; menires ou estelas com figuras humanas estilizadas. 05m39: Armas e objetos expostos; desenhos de vários tipos de armas; machados de bronze; Veiga Ferreira mostra peças de bronze depositadas no Museu dos Serviços Geológicos de Portugal, nomeadamente objetos de cerâmica, machados, navalha de barbear e alabarda. 11m03: Veiga Ferreira identifica objetos arqueológicos guardados no Museu de Torres Vedras, destacando machado de alvado, machado, urna cinerária, materiais de cerâmica, machado plano calcado, machados e punhal; desenhos ilustrativos de ferreiros e fundidores a trabalharem o bronze, de guerreiros com armas e de diversos tipos de embarcações. 20m15: Veiga Ferreira mostra joias de ouro encontradas em Portugal, coleção de braceletes e coleção de cadeias de ouro expostas no Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia. 23m15: Apresentação de peças pertencentes a sepultura, nomeadamente uma espada de lingueta e diadema em folha com ornamentos; Veiga Ferreira destaca o tesouro de Cabeceira de Basto, coleção de gargantilhas, braceletes, colar laminado ornamentado, colar feito em tubos e colar rígido; fotografias das joias de ouro de Troia, Creta e Escandinávia e máscaras funerárias. 28m13: Veiga Ferreira despede-se do público, afirmando que os críticos são sempre aqueles que não sabem fazer nada e que não quer saber do que eles dizem.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .