A Honra – Parte II

00:32:36

Segunda parte do programa, apresentado por Rui Vasco Neto, sobre casos de ofensa à honra que chegaram aos tribunais portugueses, sendo exibidas reportagens sobre os mesmos e ouvidos ofensores, ofendidos e especialistas na matéria.

  • Nome do Programa: A HONRA
  • Nome da série: A LUZ DA LEI
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Rui Vasco Neto
  • Temas: Justiça, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria, apresentação, produção e realização: Rui Vasco Neto
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Fachadas de casas; vista de povoação onde decorreu caso que envolveu ciúmes e homicídio da mulher por marido; roupa em estendal; Abranches Martins defende que motivos honrosos não podem isentar de culpa um homicida; especialista explica que em algumas regiões do país a defesa da honra é motivo para se matar alguém; Maia Gonçalves afirma que, em princípio, só é lícito sacrificar uma vida em troco de outra vida; Abranches lembra as diferenças nos casos de adultério nos Códigos Penais portugueses; Abranches diz que adultério de um dos cônjuges atenua ligeiramente a responsabilidade do outro; criminologista explica os mecanismos psicológicos da prática de crimes. 10h34m05: D. Eurico afirma que a ordem jurídica não pode delegar nos cidadãos a aplicação das penas; populares caminham por rua; vista de campo; vacas caminham por estrada; regato; casas rústicas em ruínas; popular circula de mota por estrada; galinhas; vista de aldeia; camião circula por estrada; popular sentado em porta de casa com vista para couves; agricultor faz sementeira; populares circulam em tractor; homem cava terreno. 10h37m56: José Nunes, agricultor, junto de tractor; Nunes faz relato dos acontecimentos que o levaram a praticar o crime de homicídio; fachada de casa; popular diz que pena cumprida por Nunes foi pequena porque ele matou um homem; Abranches Martins, que julgou este caso no Tribunal da Relação, admite que a pena devia ter sido maior; cunhado do agressor diz que Nunes teve razão. 10h48m39: Almodôvar, placa toponímica indicativa do início desta localidade; populares em ruas; artesãs trabalham em teares; António Saleiro, dirigente do PS e Presidente da Câmara desta vila alentejana, resume os factos que deram origem ao processo em Tribunal; Arquímineo Duarte admite já ter sido condenado duas vezes pelos crimes de injúria e calúnia contra Saleiro e acrescenta que a briga entre ambos é política.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .