A Guitarra Portuguesa – Parte I
Primeira parte do programa apresentado pelo músico José Pracana, com os convidados Pedro Caldeira Cabral, compositor e instrumentista de guitarra portuguesa, Conceição Fagundes e Manuel de Almeida, fadistas, com entrevista e atuações dos convidados acompanhados à guitarra por José Fontes Rocha e José Pracana e à viola por Manuel Martins e Alfredo Gago da Câmara.
Resumo Analítico
Atuação de José Pracana e José Fontes Rocha nas guitarras portuguesas e de Manuel Martins e Alfredo Gago da Câmara nas violas, que interpretam o fado instrumental "Variações em Ré". 07m37: José Pracana refere-se à guitarra portuguesa enquanto "símbolo nacional" e entrevista Pedro Caldeira Cabral sobre as origens da guitarra portuguesa e respetivas fases de evolução. 10m00: Pedro Caldeira Cabral, José Pracana e Gilberto Grácio, mestre guitarreiro, conversam, na oficina do mestre Gilberto Grácio no Cacém, sobre as características dos instrumentos, a afinação e o funcionamento mecânico-acústico da guitarra portuguesa com recurso a exemplar de instrumento do século XVI que representa a cítara europeia do renascimento, as dimensões físicas do instrumento e o contributo da família Grácio para a evolução da guitarra portuguesa, a importância do diálogo entre os intérpretes, compositores e construtores de guitarras, referência ao modelo da guitarra de Coimbra com recurso a exemplar do referido modelo, as introduções e alterações de Gilberto Grácio na guitarra. 18m27: Conceição Fagundes canta o fado "Tu não me digas". 21m45: Manuel de Almeida canta o fado "Olhos Fatais". 25m28: Continuação da entrevista a Pedro Caldeira Cabral sobre a afinação natural e a afinação do fado, a semelhança entre a afinação do fado e afinação da cítara, que está relacionada com a génese dos instrumentos, os tipos de utilização dos instrumentos mediante a sua afinação, o timbre das guitarras com intervenção de José Fontes Rocha, os acompanhamentos instrumentistas associados ao fado, a forma como a guitarra é tocada na Ilha de São Miguel e na Ilha Terceira nos Açores, a diferença entre a técnica da guitarra de Lisboa e da guitarra de Coimbra e respetivas caraterísticas.