A Febre do Ouro

00:25:41

Programa apresentado pela jornalista Fernanda Bizarro, sobre a polémica em torno da possível identificação do local do achado arqueológico da Fragata Espanhola Nossa Senhora das Mercedes, afundada em 1804 ao largo da praia da Ilha de Faro, uma reportagem da autoria do jornalista Jorge Almeida.

  • Nome do Programa: A Febre do Ouro
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: Algarve
  • Personalidades: Fernanda Bizarro, Jorge Almeida
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Fernanda Bizarro. Jornalista: Jorge Almeida. Locução: Jorge Moreira. Produção: Maria João Rolão Preto e Olga Toscano. Realização: Olga Toscano.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Mergulhadores Miguel Galvão e José Augusto Silva a bordo de um pequeno veleiro, plano de uma cópia do manuscrito descritivo da carga transportada pela Fragata Espanhola Nossa Senhora das Mercedes; entrevista a Miguel Galvão, Mergulhador sobre a descoberta do achado da embarcação afundada. 06m34: Imagens subaquáticas dos destroços de uma embarcação afundada ao largo da Ilha de Faro no Algarve; planos dos mergulhadores José Augusto Silva e Miguel Galvão com fatos de mergulho; entrevista ao mergulhador José Augusto Silva sobre a ineficácia do Instituto Português do Património Arqueológico (IPPAR) em relação a este achado arqueológico. 08m53: Armazém com peças de achados arqueológicos. Planos vários do arqueólogo Francisco Alves, responsável do Centro Operacional de Arqueologia Subaquática; plano próximo de canhões antigos; entrevista a Paulo Pereira, Vice-Presidente do IPPAR sobre a arqueologia subaquática. 10m20: Planos de várias moedas de prata e outros achados arqueológicos; entrevista a Ribeiro Reis, Capitão do Porto de Faro; gravura de época ilustrando a Fragata Nossa Senhora das Mercedes, plano de um mergulhador com uma ânfora de barro retirada do mar; continuação de entrevista a Paulo Pereira; armazém do IPPAR com planos vários de peças ali depositadas. 12m35: Logótipo da Empresa New Era Ltd., empresa americana de exploração de achados arqueológicos; fotografia de Francisco Rebelo, Diretor da New Era. Grafismo de desenhos da Fragata Nossa Senhora das Mercedes; plano próximo de artefactos de joalharia; arqueólogos no interior do armazém do IPPAR; praia do Algarve; documentos de licenças de pesquisa de áreas marinhas na região do Algarve. 14m27: Arquivo das Índias, em Sevilha, Espanha - Planos vários de Cláudio Bonifácio, Pesquisador Italiano de tesouros marítimos intercalado com planos dos Arquivos das Índias; entrevista a Cláudio Bonifácio, Pesquisador sobre a importância da carga que transportava a Fragata Nossa Senhora das Mercedes intercalado com documentos oficiais da Marinha Portuguesa e do IPPAR que, negaram o pedido de exploração subaquática a uma empresa estrangeira constituída por vários pesquisadores. 17m08: Entrevista a Fernando Sousa Cardoso, referindo-se ao sistema burocrático existente em Portugal no que toca a matéria de exploração arqueológica; entrevista a Ribeiro Reis, e a Fernando Sousa Cardoso. 23m10: Imagens subaquáticas de pesquisa de uma área com achados arqueológicos; entrevista a Luís Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Faro sobre o alegado achado arqueológico da fragata Nossa Senhora das Mercedes. Arqueólogo Francisco Alves com um fato de mergulho e a bordo de uma pequena embarcação com tripulação de arqueólogos do IPPAR; imagens subaquáticas de mergulhadores do IPPAR e destroços de uma embarcação ao largo da praia de Faro. 26m37: Fernanda Bizarro entrevista em estúdio o jornalista Jorge Almeida sobre a possibilidade da descoberta da Fragata Nossa Senhora das Mercedes.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .