A Escola Cá e Lá

00:32:56

Programa de informação sobre o sistema de ensino português, em comparação com o sistema de ensino aplicado na Finlândia, uma reportagem da autoria da jornalista Marta Jorge.

  • Nome do Programa: A Escola Cá e Lá
  • Nome da série: Linha da Frente
  • Locais: Finlândia, Portugal
  • Personalidades: Marta Jorge
  • Temas: Educação, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Marta Jorge. Coordenação: Mafalda Gameiro. Produção: Cristina Godinho.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Rony vai de bicicleta para a escola em Espoo, na Finlândia; Margarida Henriques, aluna do 7º ano, vai de automóvel para a Escola Secundária Raul Proença (ESRP); exterior da ESRP; alunos entram na sala de aula; aula de geografia alternada com Sandra Sampaio, professora de geografia, a admitir a sua falta de memória para o nome dos alunos e refere o número de turmas que leciona; Margarida diz que gosta de estudar; alunos nos corredores da escola; declarações de João Bernardes Silva, diretor do Agrupamento da Escolas Raul Proença; jovens jogam basquetebol no ginásio durante aula de educação física. 03m25: João Maroco, do Instituto de Avaliação Educativa, refere o desempenho e a evolução de Portugal nos exames internacionais; vídeo de animação alusivo ao Programa Internacional de Avaliação de Estudante (PISA); Marta Jorge entra no avião e arruma a sua mochila; chegada de Rony à escola; crianças brincam no jardim, jogam à bola e estudam numa escola em Helsínquia alternado com entrevista a Sampo Kaappola, professor do 6º ano, sobre os alunos e projetos educativos, e a Katri Spare, aluna do 6º ano, sobre projeto dedicado a plantas; Katri faz pesquisa no telemóvel (smartphone) com ajuda de Sampo. 06m23: Margarida, aluna do 7º ano, percorre os corredores da escola; aulas de matemática e inglês do 7º ano; declarações de Margarida, de homem (não identificado) e de João Costa, Secretário de Estado da Educação, sobre o sistema de ensino em Portugal; aulas de português e matemática do 8º ano alternado com declarações de Ana Carlos Costa, aluna do 8º ano, Elsa Rosário, professora de português, João Costa, homem (não identificado) e de Maria João Tomás, professora de matemática, sobre o papel dos profissionais de ensino, a rigidez dos planos de estudo, a dificuldade de consolidação dos conhecimentos lecionados nas escolas e o início do ano letivo. 11m32: Catarina e Leonor Serranho, alunas do 3º e 1º ano respetivamente, saem de casa e vão a pé até à Escola de Stromberg em Helsínquia; alunos preparam chá quente e servem-se uns aos outros; entrevista a Satu Sankari, professora do 3º ano, sobre as aulas que leciona alternado com Catarina diz que é “aprender é muito giro”; aula de matemática; do 1º ano entrevista a Paivi Kuokkanen, professora do 1º ano; crianças brincam na rua; entrevista a Paivi Katila, diretora da Escola de Stromberg, sobre o sistema de ensino aplicado; Catarina em sala de aula. 14m23: Kaisa Tanninem, assistente, afirma que libertam as crianças durante aula de biologia dada na “floresta verde”; vivo de Marta Jorge; Kaisa Tanninem explica como funcionam as aulas na floresta e utilizada apito para chamar os alunos; entrevista a Jorma Kauppinen, diretor geral de educação na Finlândia, sobre o conceito de escola, as mudanças necessárias na escola e na forma como o currículo é aplicado. 16m25: Maria Luís Costa, aluna do 4º ano, percorre os corredores da Escola Fernão Polo; Rosário Talaia, professora do 1º ciclo, refere a forma como os pais lidam com os filhos e a importância dos trabalhos de casa (TPC) alternado com alunos do 4º ano desenham na aula e destacam caraterísticas da sua personalidade; alunos saem da sala; Maria mostra o seu material escolar; peso da mochila numa balança (6kg); pilhas de livros escolares. 18m58: Aula na Escola dos Lombos em Carcavelos alternado com Adelino Calado, diretor do Agrupamento de Escolas de Carcavelos, pronuncia-se sobre os TPC e explica as razões que levaram à sua proibição; depoimentos de alunos sobre o que fazem depois das aulas; Rita Alves, mãe de Afonso, refere a rotina do filho e explica o porquê deste não fazer TPC nos dias em que faz atividades desportivas. 20m43: Aula num externato em Almada alternado com Diana Campino, professora do 1º ciclo, comenta a questão dos TPC; Rita Alves manifesta-se contra a política dos TPC e explica as suas razões; crianças no recreio, nos corredores e em sala de aula na Escola de Saunalahti em Helsínquia; entrevista a Minna Welin, vice diretora da Escola de Saunalahti, sobre as vantagens da arquitetura das instalações, as práticas de ensino e o planeamento dos professores alternado com aula de matemática do 8º ano. 23m37: Crianças brincam no recreio; assistentes ajudam alunos com necessidades especiais a pintarem com as mãos; Jorma Kauppinen enfatiza o apoio fornecido aos alunos durante o ano escolar; Catarina Serranho serve-se no refeitório; Zara Miravent, mãe de Rony, refere a oferta gratuita do material escolar por parte da escola e as vantagens no ensino e estilo de vida finlandês; movimento de transportes públicos (elétrico) em Helsínquia; vídeo de comparação entre o estilo de vida em Portugal com o da Finlândia. 26m05: Cândida Calado, professora de história, dá aula e refere a sua atividade no ensino; jovens com telemóveis e a jogar futebol no recreio; Adelino Calado comenta o tradicionalismo associado ao ensino e aos professores; jovens percorrem os corredores escolares; grafismo representativo da posição de Portugal relativamente ao gosto pela escola entre 1997 e 2014 (fonte: OMS); aula de matemática na Escola Secundária de Carcavelos; Bruno Varandas, aluno do 9ºano, comenta a utilização dos telemóveis (smartphones) para fins educacionais; alunos realizam exame de matemática do 9º ano. 28m33: Bruno Varandas afirma que o exame de matemática correu-lhe bem; jovens conversam à porta da escola; jovens em aula de matemática numa escola finlandesa; Paivi Katila afirma que os exames não são importantes; Jorma Kauppinen afirma que na Finlândia não existem listas das melhores escolas e a sua escolha é feita mediante a proximidade geográfica das casas dos alunos; jovens muçulmanas cantam e dançam no corredor; alunos do secundária em aula; Maria do Mar, aluna do 12º ano, explica como funciona o seu percurso académico. 29m51: Entrevista a Heidi Kohi, vice diretora da Escola Secundária de Línguas de Helsínquia, explica o método de avaliação dos alunos; Hanna Einmann, aluna do 12º ano, refere o método de ensino utilizado pelos professores; Catarina e Leonor saem da escola e brincam no parque da escola; Ohjaaja Eija, do Parque de Stromberg, refere o horário do parque e a constante presença de crianças; Catarina refere a sua rotina; Afonso em aula de judo. 31m09: Maria Luís Costa entra no automóvel, conversa com a mãe e faz os TPC; Gisela Silveira, mãe de Maria, refere o facto de não haver tempo para os alunos serem crianças; Zara e Rony passeiam na floresta e observam esquilos

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .