A Ecologia – II Parte

00:21:33

Segunda parte do programa sobre a Ecologia, relações dos seres vivos com o ambiente, salientando a preservação dos ecossistemas e a perigosidade da intervenção humana.

  • Nome do Programa: A Ecologia
  • Nome da série: ENSAIO
  • Locais: Alcochete, Vila Franca de Xira
  • Temas: Ambiente e Energia
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

26m30: Carlos Almaça define Ecologia, refere que esta ciência é leccionada no Ensino Superior, que também pode ser leccionada em cursos médios e que há já algum trabalho nesse âmbito ao nível do Ensino Secundário, ilustrado com montanha a partir de veículo em movimento e pinhal. 31m09: Carlos Almaça refere que a evolução do homem é marcada pelo seu domínio em relação à natureza, que o progresso é nocivo para o equilíbrio do meio ambiente, que a melhoria das condições de investigação em universidades e institutos possibilitarão realizar um melhor trabalho neste domínio, diz não ter conhecimento se haverá uma representação portuguesa na conferência sobre Ecologia em Estocolmo, que não há um grande intervenção dos ecologistas nos problemas práticos e que estes devem ser sempre ouvidos quando há situações que podem ser prejudiciais ao ambiente, ilustrado com vista do interior de um pinhal; curso de água junto de azenha. 36m44: Engenheiro Terra define poluição, refere que as alterações das condições naturais do meio afectam os seres que o habitam, diz que os vários tipos de utilização da água alteram a sua qualidade, tornando-a imprópria para futuras utilizações, menciona a necessidade de uma acção preventiva para que a poluição não afecte o meio biológico, nomeadamente os seres vivos que se encontram no meio aquático, e as causas de poluição da água, ilustrado com represa; nascente de água; rio entre montanhas. 41m56: Sapal de Ponta da Erva, entre Vila Franca de Xira e Alcochete, no estuário do Rio Tejo: técnicos observam aves com binóculos; depoimento de Flores Bogalho, engenheiro, sobre a futura instalação de uma reserva ornitológica no local pela Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Agrícolas, as características do sapal que possibilitam a instalação da reserva, as potencialidades dos estuários para aves e peixes e a sua vulnerabilidade à acção do homem, a defesa da natureza, a necessidade de instalar a reserva no local dadas as vantagens para o estudo dos fenómenos biológicos, com vista à detecção de alterações perigosas, ilustrado com pescadores junto de barcos, bandos a voar e nas margens, ponto de vigia, vista do estuário e da chaminé da fábrica de vidro Covina, em Santa Iria de Azóia, Loures.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .