A Cultura e o Mar, Ep. 04 – Parte II
Segunda parte do quarto episódio sobre a influência que o mar exerceu e exerce nas artes e na cultura mediante a mostra de gravuras e imagens atuais e de arquivo, a declamação de poemas de autores portugueses e excertos de peças de teatro.
Resumo Analítico
Mar encapelado; gravura de marinheiros na vigia, do Adamastor a engolir nau para ilustração dos "Lusíadas", de Luís de Camões; Júlio César declama excerto desta obra; retrato desenhado de Camões, gravura deste e de Dom Sebastião; de tempestade marítima, de caravela com descobridores; referência a Dom Francisco Manuel de Melo, Almirante, Diplomata e Escritor; ilustrações de caravelas e de marinheiros quinhentistas armados; retrato de Bocage, Poeta; excerto de imagens de caravelas a navegarem, da proa, de vista de terra ao entardecer, de caravela com convés a meter água, vários planos de caravela numa tempestade marítima, céu enublado. 35m40: Paulo Alexandre declama poema de Bocage; Júlio César refere Henrique Lopes de Mendonça com destaque para a sua obra mais emblemática "A Portuguesa", de 1890 e adoptada como Hino Nacional a 1911. 36m32: Banda da Marinha toca "A Portuguesa" enquanto coro canta dentro de embarcação; fotografias a preto e branco de Wenceslau de Moraes; pormenor de idosa asiática a queimar incenso junto a altar; cartas manuscritas com desenhos de Wenceslau de Moraes; capa do livro "O Culto do Chá", da autoria do mesmo. 39m26: Declarações de José Cardoso Pires, Escritor, sobre a influência do mar na literatura e principalmente da influência da vida dos portos marítimos; retrato do rei Dom Carlos de Bragança, de várias aguarelas da sua autoria sobre motivos marítimos (barcos); plano próximo de várias espécies de peixes no Aquário Vasco da Gama; cavalo marinho, focas; retrato a óleo de Dom Luís; interior da camarinha do iate "Amélia" que se conserva no Museu da Marinha, mobiliário, livros, piano, objectos pessoais, secretária do rei, lareira em ambiente de fim de século. 44m16: Declarações de Rui Mário Gonçalves, Crítico de Arte, mostra de tríptico mural sobre Lisboa vista do mar, da autoria de Almada Negreiros, constante da Gare de Alcântara; pormenores dos murais com crítica de arte em off; varinas a dividir o peixe, com canastras à cabeça; traineiras atracadas; pormenores do 1º painel de embarcação com marinheiros numa representação da lenda da "Nau Catrineta"; pormenor do rosto do diabo reflectido nas velas da embarcação feito à medida do próprio rosto do pintor; retrato a preto e branco de Almada Negreiros; pormenores da 2ª imagem do tríptico com um anjo a salvar a tripulação e as 3 filhas do capitão debaixo de laranjal; na 3ª imagem representa o final feliz do regresso a terra com a imagem central do capitão a abraçar as filhas e o anjo a vencer o demónio. 50m53: Declarações de Noronha da Costa, Pintor, sobre o mar ser a sua fonte de inspiração; José Fanha declama em off a "Ode Marítima", de Fernando Pessoa, com imagens de embarcação no mar, gaivotas no cais; pormenor das amarras do barco; rebocador, farol; grua; traineiras no mar com tripulação; panorâmica do cais.