A Costa dos Três Ouros – Parte II

00:26:46

Segunda parte do programa conduzido por Miguel Portas, sobre a presença portuguesa em Moçambique e a rota dos portugueses na comercialização de ouro, marfim e escravos, desde a Ilha de Ibo, passando por Quiloa, na Tanzânia, até à ilha de Zanzibar.

  • Nome do Programa: A Costa dos Três Ouros
  • Nome da série: Mar da Índias
  • Locais: Moçambique, Tanzânia, Zanzibar
  • Personalidades: Miguel Portas
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Miguel Portas Locução: Helena Torres Ideia Original: Camilo Azevedo, Paulo Varela Gomes e Rosa Maria Perez. Guião: António Cabrita Argumento e Textos: Camilo Azevedo e Miguel Portas Co-produção: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e RTP Realização: Camilo de Azevedo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Barco de pesca em movimento; Miguel Portas junto Fortaleza de Jareza, em Quiloa na região da Tanzânia, lê excerto de livro; exterior e interior da fortaleza com sinais de abandono; mulheres cortam marisco capturado; mesquita abandonada; vistas de Quiloa e vida quotidiana da população; pôr do sol; Porto de Quiloa, onde barcos antigos e homens carregam os barcos manualmente; construção dos barcos típicos da região conhecidos por "dowhs" e o trabalho de cabotagem; embarcações no rio. 10h39m56: Miguel Portas refere aspetos de Zanzibar e a sua utilização no comércio de escravos, a chegada de vários povos a Zanzibar e sua influência na cidade alternado com vistas gerais da cidade de Zanzibar, movimento de rua destacando-se os trajes tradicionais utilizados pela população, mercado, homens sentados na rua vêm televisão, aspetos arquitetónicos da cidade que refletem as várias culturas e religiões que por ali passaram, nomeadamente casas com portas de madeira trabalhada; Miguel Portas destaca características das portas trabalhadas de influência indiana e árabe; realização de cultos religiosos indianos e casas de influência indiana que refletem o impacto da comunidade indiana em Zanzibar; vistas da cidade. 10h47m34: Mulheres apanham algas e trabalham junto ao rio e em aldeia; homens manuseiam peças de jogo; Miguel Portas passeiam em aldeia e refere a presença portuguesa em Zanzibar, junto de ruínas em Rocha de Coral, que remetem aos séculos XVI ou XVII; tráfego rodoviário com camionetas a transportar passageiros e populares em bicicletas, mulheres trabalham no campo e tempo de oração da comunidade muçulmana que reza que nas ruas da cidade. 10h53m02: Vistas de Zanzibar onde se destacam os edifícios de betão, construídos por alemães da República Democrática Alemã no final dos anos 60 e movimento de rua; Miguel Portas refere o fim da escravatura na Ilha de Zanzibar, a influência inglesa para este acontecimento e a passagem da cidade para um "protetorado britânico".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .