A Consciência de Abril

00:43:35

Entrevista da jornalista Fátima Campos Ferreira ao Tenente-Coronel Ernesto Melo Antunes, sobre a sua carreira militar e atividade política antes e depois do 25 de Abril de 1974, nomeadamente o papel que desempenhou enquanto membro do Movimento das Forças Armadas e do Conselho da Revolução, e posteriormento como membro do Partido Socialista.

  • Nome do Programa: A Consciência de Abril
  • Nome da série: A Consciência de Abril
  • Locais: Sintra
  • Personalidades: Ernesto Melo Antunes, Fátima Campos Ferreira
  • Temas: História, Política
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Fátima Campos Ferreira
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Imagens de Arquivo de Melo Antunes, intercaladas com: Jornalista Fátima Campos Ferreira, com Melo Antunes; vista da casa de Melo Antunes, em Sintra. 05m03: Fátima Campos Ferreira, jornalista entrevista Ernesto Melo Antunes, sobre a sua atividade política enquanto militar, antes e depois do 25 de Abril de 1974, a sua preparação e poder no Movimento das Forças Armadas (M.F.A), e a sua acção política enquanto membro do Partido Socialista. 23m35: Imagens de Arquivo de Portugal após o 25 de Abril de 1974. 24m08: Melo Antunes referindo-se, ao descontrolo das finanças públicas no período do pós 25 de Abril e às medidas que foram necessárias ser tomadas para impedir que Portugal caísse na banca rota;, as consequências políticas e económicas do golpe de 11 de Março; o Documento do Grupo dos Nove, como clarificação de posições políticas e ideológicas dentro e fora das Forças Armadas; o PREC; a atuação política de Vasco Gonçalves, enquanto Primeiro-ministro; "A descolonização, uma tragédia nacional"; ações politicas que impediram a progressão e imposição do comunismo em Portugal; intercalado com imagens de Arquivo de: Vasco Gonçalves a discursar; quartel RAL 1 (Ralis), militares a dispararem contra um automóvel Mini Morris, e a vangloriarem-se pela morte infligida aos dois ocupantes da viatura; Melo Antunes a afirmar que a participação do Partido Comunista Português na construção do socialismo em Portugal é indispensável; discurso de Melo Antunes processo de descolonização.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .