A Adoção – Parte II

00:30:29

Segunda parte do programa apresentado por Margarida Mercês de Mello sobre a adoção de crianças, e as dificuldades do processo, bem como o baixo número de adotados entre todas as crianças institucionalizadas. Convidados: Pedro Bastos Rabaça, médico, Ivone Cabral Domingos, chefe da Divisão de Acolhimento Sócio-educativo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ana Paula Vicente, Assistente Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Maria da Luz, da Casa do Caminho do Porto.

  • Nome do Programa: A Adoção
  • Nome da série: Os Dias Úteis
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Margarida Mercês de Melo (Margarida Andrade)
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Margarida Mercês de Mello Música: Sérgio Godinho Produção: António Sá Machado Realização: Fernanda Cabral
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Margarida Mercês de Mello sintetiza a primeira parte do programa e volta apresentar os seus convidados. 39m44: Intervenção telefónica sobre o tema, contando a sua experiência com adopção, tendo sido contactada por estranhos e a família biológica da criança; 43m24: Ivone Domingos comenta o caso do telefonema; 44m25: Ana Paula Vicente aconselha a telespectadora no âmbito do seu caso. 45m55: Ana Paula Vicente refere os casos de irmãos no sistema de adopção, existindo uma vontade de os manter juntos na mesma família adoptiva. Ivone Domingos comenta este assunto. 47m25: Nova intervenção telefónica, espectadora fala sobre o caso da criança que adoptou; 50m37: Pedro Rabaça comenta o telefonema. 53m33: Ana Paula Vicente afirma que a melhor atitude a ter é encarar todas as crianças como filho e não pensar que é adoptado. 54m33: Ivone Domingos refere o perfil ideal dos pais adoptivos, nomeadamente o estado psicológico do casal. 58m49: Pedro Rabaça conversa com a apresentadora sobre o seu estado psicológico durante os anos de espera pelos seus filhos adoptivos. 59m50: Intervenção de Maria da Luz relativa às crianças que estão na Casa do Caminho, da incapacidade da instituição em retirar algumas crianças de más situações e dificuldade em adoptar crianças que se encontram na Casa do Caminho, impedido a instituição de ajudar outras crianças. 01h03m30: Pedro Rabaça aconselha os pais que esperam por crianças adoptivas. 01h05m53: Maria da Luz refere a importância dos donativos e dos sócios na instituição que representa. Pedro Rabaça apela às mães que dêem as crianças para adopção ao invés do aborto. 01h07m58: Ana Paula Vicente refere o problema da adopção das crianças com mais de 6 anos e grupos de irmãos, apelando à adopção das mesmas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .