2º Plenário de agricultores em Rio Maior

00:27:24

Rio Maior, trabalhadores do sector agrícola reúnem-se no 2º plenário de agricultores, convocado pela Confederação de Agricultores Portugueses (CAP), para debater a reforma agrária e oporem-se à ocupação de propriedades e terrenos cultivados.

  • Nome do Programa: INFORMAÇÃO DIÁRIA DE DEZEMBRO
  • Nome da série: INFORMAÇÃO DIÁRIA DE 1975
  • Locais: Rio Maior
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Manifestação de agricultores com faixas de protesto "Os agricultores de Mértola-Baixo Alentejo exigem intervenção dos agricultores na reforma agrária. Não às ocupações selvagens. Lutamos por um Portugal melhor", "Marvão unido presente!", "Agricultores do distrito de Portalegre exigimos inquérito", "Delgada Presente", "Reforma agrária sim, mas..." dos trabalhadores de Portalegre, "Beja não aos roubos. Reforma agrária sim!!!", "Os trabalhadores da freguesia de Marateca, Palmela, apoia o 6º Governo. Estamos com Pinheiro de Azevedo" e "Rio Maior não quer falsa informação". 25m40: Agricultores conversam entre si e assistem ao plenário; intervenção de representante dos trabalhadores agrícolas sobre o encontro com o primeiro ministro relativamente à reforma agrária, às "ocupações selvagens", ao saneamento exigido aos centros de reforma agrária sendo interrompido várias vezes por gritos e protestos vindo dos trabalhadores; agricultores assistem ao plenário. 30m41: Intervenções de oradores, entre os quais representante da Beira Alta que anuncia a criação de um novo partido político designado por Aliança Agrária Portuguesa, alternado com agricultores assistem ao plenário e seguram faixas de protesto, com destaque para mulher a fumar cigarro e representantes dos trabalhadores na mesa de honra. 40m00: Intervenção de membro do secretariado em que anuncia a mudança na ordem dos trabalhos, os representantes das zonas agrícolas do norte ao sul do país e a reunião onde foi constituído o secretariado nacional dos Agricultores de Portugal, lê moção para aprovação e/ou rejeição pelo plenário relativamente às exigências dos agricultores alternado com trabalhadores a votarem. 50m00: Intervenção de membro do secretariado de leitura de moção para aprovação e/ou rejeição pelo plenário e votação dos agricultores.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .