20º Aniversário da Independência de Angola

00:55:33

Emissão especial sobre o 20º aniversário da independência da República Popular de Angola.

  • Nome do Programa: Jogo Aberto
  • Nome da série: Jogo Aberto
  • Locais: Lisboa, Bicesse, Portugal, Bié, Jamba, Angola, Luanda, Estados Unidos da América, África do Sul, Rússia, Lusaca, Zaire
  • Personalidades: Aníbal Cavaco Silva, Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos, Margareth Anstee, Joaquim Pinto de Andrade, Artur Maurício Santos (Pepetela)
  • Temas: Economia e Finanças, Educação, História, Justiça, Política, Sociedade, Trabalho
  • Canal: Antena1
  • Menções de responsabilidade: Armando Pires, locução e realização.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Som: Stereo

Resumo Analítico

1. Declaração do anúncio da constituição da República Popular de Angola (11.11.1975); 2. Resumo dos acontecimentos durante e após a independência; Motivos que levaram à guerra civil; Acontecimentos na Europa; Negociações de Paz entre a UNITA e o MPLA; 3. Declarações de Cavaco Silva, Primeiro-ministro sobre o anúncio da assinatura do Tratado de Paz; 4. Eleições de 29 e 30 (Setembro de 1992); Comício da UNITA (Bié); Forma como decorreram as eleições; 5. Declarações de Jonas Savimbi (UNITA) sobre o não aceitamento do resultado das eleições; Apelo à continuação da guerra; Ocupação de várias capitais de província; 6. Declarações de Margareth Amstee (ONU) sobre as eleições justas e livres realizadas; 7. Acordos de Lusaca; Declarações de Jonas Savimbi e de José Eduardo dos Santos; 8. Debate com Pepetela (escritor) e Joaquim Pinto de Andrade (MPLA), sobre a falta de transparência no processo de paz; Situação política atual; Intervenção da ONU; Governo de Reconciliação Nacional; Papel da Sociedade civil e da Igreja na reconstrução.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .