1º Congresso Nacional do PS

00:47:58

Reitoria da Universidade de Lisboa, Aula Magna, intervenção de Mário Soares no 1º Congresso Nacional do PS na legalidade organizado por Vítor Cunha Rego onde se define a política e a estratégia do partido até às eleições de Março/Abril de 1975 e se realizam as eleições partidárias para os órgãos do PS.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE DEZEMBRO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1974
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Mário Soares
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Discurso de Mário Soares, secretário geral do PS, de apresentação do relatório "Socialismo, sim, ditadura, não!" e sobre a organização e a ordem dos trabalhos e assuntos a debater no congresso, os convidados nacionais e internacionais. Refere as adesões ao partido, o equilíbrio da implantação nacional do PS, a participação da juventude e das mulheres, o PS como partido do povo, a dificuldade da mobilização das adesões ao partido, todos compõem o partido, a preparação do povo português para o regime democrático, o respeito pelo eleitorado, a política de descolonização e a cooperação de Portugal com a comunidade internacional. Mário Soares comenta a questão de Angola, a nova política externa, a situação económica nacional, a insatisfação dos trabalhadores e empresários, o aumento da consciência sindical, o PS manifesta-se contra a unicidade sindical. Refere o ensino português, a desordem como contrária à liberdade, as pressões partidárias nos meios de informação pondo em causa a liberdade de expressão em Portugal, o direito à igualdade e à liberdade de pensamento, o ideal do socialismo, o PS não copia modelos políticos, a originalidade da revolução portuguesa, a importância da aliança do PS com o Movimento das Forças Armadas (MFA). Mário Soares comenta as críticas de outras forças partidárias, os objetivos do partido a curto prazo, a importância das eleições para a Assembleia Constituinte e eleições municipais, a ligação do MFA ao processo de democratização da sociedade portuguesa mesmo após as eleições. Mário Soares refere o alargamento do Conselho de Estado, o PS como partido de massas, o desconhecimento das preferências eleitorais do povo português, a definição de uma estratégia eleitoral, a possibilidade de inclusão nas listas socialistas sem partido e a necessidade da defesa da unidade do partido.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .