1º Congresso Nacional do PS

00:41:35

Reitoria da Universidade de Lisboa, Aula Magna, 1º Congresso Nacional do PS na legalidade organizado por Vítor Cunha Rego onde se define a política e a estratégia do partido até às eleições de Março/Abril de 1975 e se realizam as eleições partidárias para os órgãos do PS.

  • Nome do Programa: INFORMAÇÃO DIÁRIA DE DEZEMBRO
  • Nome da série: INFORMAÇÃO DIÁRIA DE 1974
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Henrique de Barros, Francisco Marcelo Curto, Sophia de Mello Breyner Andresen, Mário Soares, Mário Sottomayor Cardia, Francisco Salgado Zenha, José Luís Nunes, Nuno Coutinho, Rui Magalhães Carneiro, Jaime Gama, Francisco Ramos da Costa, Manuel Alegre, António Lopes Cardoso
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Henrique de Barros discursa; símbolo do PS; discurso de Francisco Marcelo Curto sobre a vontade de divisão dos trabalhadores pela burguesia capitalista, a união dos partidos para a defesa dos interesses dos trabalhadores, o futuro do socialismo, o apoio ao Movimento das Forças Armadas (MFA), a transformação da sociedade pela classe trabalhadora em direção ao socialismo, a necessidade de fortalecer a consciência política da classe trabalhadora e fomentar a discussão sobre o controlo dos trabalhadores nas empresas. Militantes e apoiantes do partido gritam "socialismo" e militante discursa sobre o cumprimento das linhas programáticas e a tendência política dentro do PS e abandona o palco. Intervenção de Manuel Serra, militante do PS, sobre a realização do congresso, a luta da classe trabalhadora contra o capitalismo, a capacidade do PS de complementar a Revolução do 25 de Abril, as responsabilidades do PS para a transformação de Portugal, o relatório apresentado pelo secretário geral; militantes e apoiantes gritam "Socialismo"; Manuel Serra refere a tradição de luta do PS e o socialismo como única alternativa para Portugal. Militante refere problemas da classe operária a discutir no congresso, a luta dos trabalhadores contra a reacção e pela liberdade e a opinião de que a luta da classe operária é responsável da crise económica; militantes discursam. Intervenção de Sophia de Mello Breyner Andresen, poetisa, sobre a defesa da justiça, a demagogia como degradação da palavra e da política e dirige-se aos elementos da mesa nomeadamente Mário Soares, secretário geral do PS, Mário Sottomayor Cardia e Francisco Salgado Zenha. Intervenção de José Luís Nunes; Nuno Coutinho entrevista Sophia de Mello Breyner Andresen sobre a sua expressão "Queremos uma sociedade em que cada homem esteja no centro da vida"; Rui Magalhães Carneiro e militante discursam. Nuno Coutinho entrevista Rui Magalhães Carneiro, do Secretariado da Área Urbana de Lisboa e membro do Movimento Socialista Popular (MSP), sobre os resultados do Congresso e do PS ao serviço da classe trabalhadora; Jaime Gama e Francisco Ramos da Costa discursam; Nuno Coutinho entrevista Francisco Marcelo Curto sobre a elaboração de legislação de trabalho, a proliferação de comissões de trabalhadores, o controlo legislativo no que respeita ao despedimento por justa causa, o alargamento dos cursos de formação, a política de salários e o problema das pensões. Francisco Ramos da Costa discursa sobre o fim do fascismo; militante discursa; congressista defende a não institucionalização do mito; Nuno Coutinho entrevista militante da zona sul; militante discursa em que afirma ser marxista e fiel ao marxismo. Intervenções de Francisco Marcelo Curto, de militante da lista B, de António Lopes Cardoso, em representação da lista A e de Rui Magalhães Carneiro. Intervenções de Manuel Alegre, militante do PS e apoiante da lista A e de militante do PS que crítica as declarações e postura de Francisco Marcelo Curto.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .