1º Aniversário do governo de Marcelo Caetano

00:31:30

Lisboa, Palácio de São Bento, Marcelo Caetano, presidente do Conselho, discursa na sessão de cumprimentos realizada a propósito da sessão solene de comemoração do 1º aniversário do sua tomada de posse e do governo que lidera.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE SETEMBRO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1969
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Marcelo Caetano, Américo Tomás, Alfredo Vaz Pinto, Venâncio Augusto Deslandes, Albino dos Reis
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Marcelo Caetano agradece e saúda os aplausos dos membros do governo e dos deputados no Salão Nobre; discurso de Alfredo Vaz Pinto, ministro de Estado Adjunto do Presidente do Conselho, que no final é abraçado por Marcelo Caetano. Discurso do General Venâncio Augusto Deslandes, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, sobre a atual situação que afeta as províncias ultramarinas e a importância de defender os territórios portugueses; excerto do discurso de Albino dos Reis, conselheiro e deputado da Assembleia Nacional, em que refere o apoio do povo português a Marcelo Caetano. Discurso de Marcelo Caetano sobre vários aspetos que afetam o funcionamento da sociedade portuguesa e a consciência do governo perante tais situações, os problemas da defesa nacional principalmente os relacionados com as províncias ultramarinas, a necessidade de defender os territórios ultramarinos como "imperativo da nação", defende a integridade do território e a paz das populações e refere as dificuldades inerentes ao cargo e às funções que executa. Marcelo Caetano tece comentários sobre a "democracia liberal" considerando-se ultrapassada, dirige várias críticas aos opositores do regime político português nomeadamente o comunista, socialista e monárquico, refere a "agitação estudantil" e outras possíveis agitações e fações, afirma que o governo apresenta-se confiado no bom senso português, alerta para o "perigo revolucionários" e para a necessidade de defender reformas, afirma que Portugal não faz a guerra nas províncias ultramarinas e que os "interesses da nação (?) dizem respeito apenas ao povo português. Só pelo seu bem estar a minha vontade se determinará", sendo aplaudido pelos ministros e convidados; Marcelo Caetano abandona o Salão Nobre, seguido pelos membros do governo.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .