1974 – Natal de Esperança na Terra Portuguesa

00:24:24

Programa sobre a celebração do Natal em Lisboa, o primeiro a ser comemorado após a Revolução do 25 de Abril, com destaque para as desigualdades sociais que afetam a população portuguesa, e a situação dos soldados mutilados que estiveram na guerra colonial.

  • Nome do Programa: 1974 - Natal de Esperança na Terra Portuguesa
  • Nome da série: Imagens da Vida duma Cidade
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produtor: Carlos Rodrigues
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Vista geral e panorâmica de Lisboa; movimento de rua no Chiado; depoimento de popular que refere a religião e a crença de que a partir de agora as coisas vão ser melhores; pessoas compram presentes no interior de loja e em mercado de rua; entrevista a mulher sobre os planos para o natal e a falta de dinheiro que não lhe permite comprar árvore de natal e prendas para os filhos. Entrevistas a Maria João, menina não identificada, Luísa e à irmã Benedita sobre os brinquedos que gostavam e vão receber no natal; mãe de oito filhos refere a tristeza que sente por não ter condições para celebrar o natal e os filhos Mário Silva, de 13 anos, Madalena, Artur, Arlindo e Leonor referem o facto de não terem brinquedos e não terem dinheiro para comprar árvore de natal; criança brinca com matraquilhos; entrevistas a menina sobre o presente que lhe compraram e a mulher mais desfavorecida que refere a falta de condições para ter natal, junto dos filhos e família numerosa. Pessoas fazem compras; entrevistas a criança (não identificada) em loja e a mãe de sete filhos sobre não ter condições de oferecer prendas aos filhos; senhora conta dinheiro da caixa registadora; entrevista a Luís Pereira da Silva sobre os brinquedos que vai receber no natal; crianças brincam na rua de bairro degradado e contam a Carlos Rodrigues que não têm brinquedos e árvore de natal em casa; cartazes de apelo à solidariedade da população; depoimento de popular sobre o cristianismo; movimento de rua. Entrevistas de rua sobre a liberdade que se sente neste natal e a importância de solidariedade social; imagens de arquivo de soldados armados no território do Ultramar durante a guerra colonial; entrevistas a antigos soldados mutilados, que estiveram na guerra do Ultramar e que estão internados em hospital, sobre o que sentem neste natal que consideram diferentes dos anteriores. Depoimento do Brigadeiro Otelo Saraiva de Carvalho, comandante da Região Militar de Lisboa do COPCON: Comando Operacional do Continente, sobre o natal de 1974, a atual situação de paz entre as forças armadas portuguesas e os movimentos de libertação nacional das antigas províncias ultramarinas e as desigualdades sociais que ainda persistem na sociedade portuguesa; imagens noturnas de Lisboa com iluminações de natal.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .