1962: Os estudantes descem à rua? Surgem novos combates – Parte I

00:34:04

Primeira parte do programa de caráter documental dedicado à crise académica de 1962, e da luta dos estudantes contra a ditadura do Estado Novo.

  • Nome do Programa: 1962: Os estudantes descem à rua? Surgem novos combates
  • Nome da série: Geração de 60
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Joaquim Letria, Eurico Figueiredo, José Medeiros Ferreira, Lindley Cintra, Jorge Sampaio, Isabel do Carmo, Fernando Rosas, Nuno Brederode Santos, Crisóstomo Teixeira
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Diana Andringa. Produção: Luís de Freitas, Ana Cristina Baptista e Mário Mota.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Imagens de arquivo de funeral do militar morto no assalto ao quartel de Beja (1 de janeiro 1962), depoimento de Venceslau, participante no assalto ao quartel; imagens de arquivo de 3 de janeiro de 1962, Mário de Figueiredo, presidente da Assembleia Nacional, lê mensagem de António Oliveira Salazar, presidente do Conselho, sobre a invasão e ocupação de Goa pela União Indiana, intercalado com depoimento de Mário Soares, presidente da República, à data advogado, oposicionista. 08m02: Depoimento de Joaquim Letria, jornalista, à data dirigente estudantil, de Eurico Figueiredo, psiquiatra. 10m12: Revolta de estudantes contra o fascismo; declarações de José Bernardino. 10m56: Medeiros Ferreira, professor universitário. 12m07: Lindley Cintra, professor da Faculdade de Letras; manifestação de estudantes universitários; declarações de Maria João Gerardo. 17m48: Jorge Sampaio, Presidente da Camara Municipal de Lisboa. 19m45: Isabel do Carmo, médica. 28m40: Fernando Rosas, historiador. 29m16: Nuno Brederode dos Santos. 31m01: Estudantes em greve de fome; declarações de José Garibaldi, membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social e de Valentim Alexandre, professor universitário, visita o segredo do forte de Caxias. 38m53: Crisóstomo Teixeira, deputado do PS. 40m56: Imagens de arquivo da manifestação do 1ª de Maio. 42m43: Pereira Carvalho, inspetor da Pide/DGS. 44m43: início da guerra na Guiné. 46m10: Amílcar Cabral, dirigente da PAIGC; efeitos dos bombardeamentos à Guiné; 50m07: Carlos Matos Gomes, oficial dos comandos e escritor. 59m17: Manifestação no Terreiro do Paço, de apoio a Salazar, discurso.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .