1957 – Revista dos Acontecimentos Mundiais

00:19:28

Revista do ano internacional de 1957, ilustrada com imagens de arquivo alusivas aos acontecimentos mais marcantes do ano. Os assuntos abordados incluem, entre outros, problemas raciais, personalidades em foco, mortos do ano, tumultos e rebeliões, criação de novos estados, médio oriente e corrida aos armamentos.

  • Nome do Programa: 1957 - Revista dos Acontecimentos Mundiais
  • Nome da série: 1957 - Revista dos Acontecimentos Mundiais
  • Temas: Ambiente e Energia, Ciência e Tecnologia, História, Política, Saúde, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Locução: Gomes Ferreira e Fialho Gouveia Coordenação e texto: Vasco Hogan Teves
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Globo; separador "Problema Racial": incidentes ocorridos na Escola Secundária de Little Rock no Arkansas, que envolveu grupo de estudantes afroamericanos e soldados no recinto da escola alternado com Dwight D. Eisenhower, presidente do Estados Unidos da América (EUA), assina leis de direitos civil relativa à segregação racial nas escolas e conferências de imprensa de Orval Faubus, governador do Arkansas, e Dwight D. Eisenhower. 05m09: Separador "Medicina": epidemia de gripe asiática com crianças e adultos doentes em consultório médico e a serem vacinados; apresentação de Marion B. Folsom, secretário da Saúde, Educação e Bem Estar (Secretaries of Health, Education, and Welfare); plantação e fábrica de tabaco; pessoas a fumar. 06m57: Separador "Aviação": aviões a descolar, em funcionamento e estacionados em pista; separador "Reconstituição histórica": replica do navio "Mayflower II" que transportou os "peregrinos" de Inglaterra até ao "Novo Mundo". 08m33: Separador "Personalidades em foco": visita de Isabel II, rainha do Reino Unido, e Filipe, príncipe do Reino Unido, ao Canadá e Estados Unidos da América; visitas de Ingrid Bergman, atriz, acompanhada pela filha Jenny Ann Lindstrom ou Pia Lindström, Bing Crosby e Kathryn Grant; caso do soldado norte-americano que durante uma brincadeira alvejou e matou uma mulher japonesa; ação de salvamento de criança presa num buraco; declarações da criança resgatada no hospital; Dwight D. Eisenhower a sair de igreja e a conversar informalmente; Félix Gaillard, primeiro ministro eleito de França. 11m30: Separador "Mortos do ano": Arturo Toscanini, maestro italiano; Édouard Herriot, antigo primeiro ministro de França; Sultan Mohamed Xá "Aga Khan III", imame dos ismaelitas; Jean Sibelius, compositor finlandês; Haakon VII da Noruega; separador "Tumultos e rebeliões": soldados e confrontos na Argélia; soldados e manifestações em Havana em Cuba e Fulgencio Batista, presidente e ditador cubano; vida quotidiana no Haiti e François Duvalier, presidente eleito do país; velório de Carlos Castillo Armas, presidente da Guatemala assassinado por um guarda do palácio presidencial e tumultos em Guatemala. 14m23: Separador "Novos estados": danças tradicionais no Carnaval do Gana e vida quotidiana na Malásia; separador "Uma nova ilha": erupção de vulcão numa ilha situada no Oceano Atlântico; separador "Médio Oriente": soldados em território no médio oriente, conferência de Dwight D. Eisenhower, movimento de rua e manifestações em cidades orientais e encontro entre representantes do Egipto e da Síria, soldados, tanques e veículos militares, eleições nacionais na Turquia, barco "Hercules" e soldados de Israel. 19m00: Separador "Corrida aos armamentos": vistas de Londres, lançamento de mísseis, concentração de pacifistas contra a utilização de armamento e bombas, explosão, manifestação contra a bomba atómica no Japão, explosão de bomba no Oceano Pacífico.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .