Visita de Américo Tomás ao Porto

00:10:20

Câmara Municipal do Porto, intervenção do Presidente da República Américo Tomás durante almoço da sessão de abertura das comemorações do 11º Centenário da Presúria de Portucale por Vímara Peres, integradas nas Festas da Cidade.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE JUNHO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1968
  • Locais: Porto
  • Personalidades: Américo Tomás, Nuno Pinheiro Torres, José Albino Machado Vaz, Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior, Jorge da Fonseca Jorge, Natália Rodrigues Tomás, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, Gertrudes Tomás, Mário Júlio de Almeida Costa, Dom Florentino de Andrade e Silva
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Discurso de Américo Tomás em que saúda os convidados e dirige-se a Nuno Pinheiro Torres, presidente da Câmara Municipal do Porto, elogiando o discurso que proferiu, manifesta a sua gratidão pela forma com foi recebido, esclarece que a razão desta visita é a comemoração da Presúria de Portucale e disserta sobre o tema. Américo Tomás dirige-se a Nuno Pinheiro Torres e afirma que se vive numa época terrível, sendo possível que não seja de destruição total se não se consentir que o futuro seja o que muita gente, por ignorância, quer; refere a obrigação de todos velarem pelo presente para preparar o futuro, sendo traidor aquele que o não fizer; afirma que o exemplo do Porto deve ser o de todos os portugueses; brinda pelo Porto e por toda a humanidade; convidados levantam-se e brindam e aplaudem o discurso. Convívio social entre os convidados, destacando-se a presença de Inocêncio Galvão Teles, ministro da Educação Nacional, José Albino Machado Vaz, ministro das Obras Públicas, Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior, ministro do Interior, Jorge da Fonseca Jorge, governador civil do Porto, conversa com Natália Tomás, filha do presidente da República, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, Cardeal Patriarca de Lisboa, conversa com Gertrudes Rodrigues Tomás, Mário Júlio de Almeida Costa, ministro da Justiça e Dom Florentino de Andrade e Silva, Administrador Apostólico do Porto.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .