Porque caem os Aviões? – Parte I
Primeira parte do programa, apresentado pelo jornalista Miguel Sousa Tavares, sobre vários temas: o adiamento da ação de despejo contra a Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo, a 11ª edição do Rali Paris Dakar, com entrevista em estúdio a José Megre, inspetor da Federação Internacional de Desporto Automóvel e reportagem sobre as possíveis razões dos acidentes aéreos.
Resumo Analítico
02h00m48: Ação de despejo movida contra a Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo pela empresa proprietária do edifício é adiada devido à intervenção de Cruz Abecassis, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Salão de danças vazio da Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo, em risco de ser despejada, taças e esculturas ganhas pelos alunos; sala de audiências; declarações de Luís Duque, Assessor do Presidente da Câmara de Lisboa, acerca do interesse da Câmara no imóvel; obras; entrevista a José Simões, sócio nº1 da Sociedade, emocionado com a situação da academia. 02h03m56: Peripécias vividas pelos carros e motas que participam na 11ª edição do Rali Paris Dakar; Jeep patrocinado pela Citizen em competição no Rali Paris Dakar; passagem de moto junto de crianças de raça negra; capotagem de jeep na areia; piloto a transportar porta partida; carros parados na lama; piloto exausto deita-se na terra. 02h05m54: Miguel Esteves Cardoso entrevista em estúdio José Megre, inspetor da Federação Internacional de Desporto Automóvel, sobre a variedade de experiências que definem o Rali Paris Dakar. 02h11m57: Margarida Marante apresenta a reportagem sobre os aviões realizada por jornalistas do primeiro canal da televisão francesa. 02h12m52: Reportagem sobre as causas dos acidentes aéreos provocados por erro humano, aumento do tráfego e consequente incapacidade dos aeroportos e torres de controlo; reconstituição do voo Sterling 4133 de 3/09/1979, gravador de dados do voo; diálogo entre o piloto e a torre de controlo; imagens aéreas da aproximação a Nice e capotagens sucessivas do avião; aviões em manutenção de equipamento essencial à prevenção de acidentes, inspeções a sistema hidráulico, pneus, testes ao revestimento exterior do avião; impressão no cockpit do boletim de saúde do avião consultado pelo mecânico em escala. 02h16m28: Declarações legendadas de Bernard Cambelles, chefe de manutenção da Airbus, que explicita o nível de segurança exigida aos peritos; verificação dos conhecimentos dos pilotos feita pelos inspetores regularmente; aterragem em pista coberta de neve; radar; centro de controlo regional de Athis-Moins. 02h22m38: Declarações legendadas de Jacques Boiteux, controlador de tráfego aéreo; análise de mapa de rotas devido a aumento de colisões em Inglaterra; declarações legendadas de Daniel Tannenbaum, Director da Aviação Civil francesa, que desconhece catástrofes em França; entrevista a Gerard Meillat, comandante de Bordo de um Airbus A300-A310, acerca da sua experiência de air miss, passagem próxima de dois aviões que pode originar colisão; reconstituição do acidente do Boeing 707 em Denver; assunção de erro humano no acidente Fokker em Bordéus por Daniel Tannenbaum. 02h31m13: Entrevista legendada a Xavier Barral, comandante francês de um Boeing 747, sobre exemplos de erros humanos na aviação: aterragem com sucesso sem descida do trem, no avião onde voava Jimmy Carter, ex-Presidente dos Estados Unidos da América, necessidade de segurança dos passageiros e stress. 02h33m47: Grafismo por ordem crescente das companhias com mais acidentes mortais por horas de voo; acidentes aéreos: avião com as mangas insufladas no chão depois de descolagem em Nova Deli.