Josefa de Óbidos e as Bordadeiras Madeirenses

00:26:36

Programa sobre a condição da mulher e o trabalho artístico das bordadeiras no arquipélago da Madeira, visto em paralelo com o trabalho artístico da mulher pintora, no qual se distinguiu Josefa de Ayala Figueira ou Josefa de Óbidos.

  • Nome do Programa: Josefa de Óbidos e as Bordadeiras Madeirenses
  • Nome da série: Mulher a Mulher
  • Locais: Ilha da Madeira, Óbidos
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Coordenação e Textos: Maria Isabel Barreno Produção: ARCA-FILME e RTP Realização: Linda Bringel
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

03m09: Vendedoras de flores, com trajes regionais madeirenses, no Funchal; objetos associados ao feminino alternado com fotografia de Virginia Woolf, escritora; quadro, utensílios de pintura e fotografias de homens e mulheres; Luciano e Erga Capelo, casal de pintores, fazem desenho à vista da Igreja de Santa Maria em Óbidos; vista do Largo da Igreja de Santa Maria; Luciano e Erga convivem com idosos de lar. 06m41: Maria Isabel Barreno introduz a Josefa de Óbidos enquanto uma das principais figuras femininas na pintura religiosa; quadros da pintora em exposição com voz off a relatar a vida e carreira profissional de Josefa. 11m26: Criança brinca com cão à beira-mar e Maria Isabel Barreno, escritora, tece comentários sobre ilha da Madeira e a lenda sobre a sua descoberta alternado com mar bate nas rochas; vistas da costa madeirense; mulheres caminham entre as rochas; vistas de Machico; flores em jardim. 16m12: Bordadeiras a trabalhar e a fazer comentários sobre os seus ordenados, instrução primária, as jovens que não querem aprender a bordar, os trabalhos efetuados por homens e mulheres, o trabalho feminino e a função da mulher na família, alternado com entrevista a Maria José, bordadeira, sobre a atividade das bordadeiras na Madeira; mulher corta ervas e exterior de habitações de palha; quadro 25m11: Mimi Sardinha, artista de tecidos, prepara exposição das suas obras de tecido no Funchal e relata a sua ida para o Brasil, a importância da tecelagem na sua vida e carreira e as razões que a levaram a escolher esta profissão alternado com colchas. 27m47: Maria Isabel Barreno e criança passeiam à beira-mar.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .