Anos de Fogo

00:54:19

Documentário sobre a violência da Guerra Colonial e o descontentamento em relação à posição colonialista de Salazar. O aparecimento de vários movimentos da resistência, como os católicos progressistas, a LUAR, a ARA e as Brigadas Revolucionárias, os últimos através de uma série de atentados contra alvos militares.

  • Nome do Programa: Anos de Fogo
  • Nome da série: Resistência
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: João Maria Pinto, Diogo Palha, Aida Magro, Manuel Alegre, Otelo Saraiva de Carvalho, Moutinho Pádua, Cláudio Torres, Carlos Fabião, Lídia Jorge, Nuno Teotónio Pereira, Luís Moita, Mário de Oliveira, Dionísio Duarte, Jorge Ribeiro, Melo Antunes, Luís Cília, Mariano Cardeira
  • Temas: História, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Produção: João Barba. Autoria e Realização: Luís Filipe Costa.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Testemunhos de João Maria Pinto, Diogo Palha, Aida Magro, Manuel Alegre, Otelo Saraiva de Carvalho, Moutinho Pádua, Cláudio Torres, Carlos Fabião, Lídia Jorge, Nuno Teotónio Pereira, Luís Moita, Padre Mário de Oliveira, Dionísio Duarte, Jorge Ribeiro, Melo Antunes, Luís Cília e Mariano Cardeira, intercalada com excerto do filme "Era uma vez um Alferes"; Caravela em alto mar; Mapa-mundo antigo; Quadro do pintor africano Malangatana; Fotografia a preto e branco que ilustra a escravatura; imagens de arquivo RTP de alunos no exterior do Liceu Nacional Salvador Correia, Angola; Bomba atómica, efeito cogumelo; Mulher indiana a dançar; Ritual de dança timorense. 06m10: Imagens de arquivo RTP: declarações de Amílcar Cabral, PAIGC, sobre a independência (legendado); fotografia de Salazar com criança; mercado de rua em Angola; Guerra colonial, combates na mata; Declarações de Eduardo Mondlane, FRELIMO (legendado); Fotografias de corpos mutilados. 10m58: Partida de militares para África, nas docas de Lisboa. 11m45: Excerto do filme "Era uma vez um Alferes"; imagens de arquivo RTP de militares no mato em combate. 14m32: Fotografias a preto e branco de mutilações e torturas praticadas pelos militares portugueses. 15m43: Imagens de arquivo RTP: movimento de rua em Luanda e Lourenço Marques, pessoas em esplanadas, na praia e numa festa; boas imagens de Luanda, declarações de José Afonso (Zeca), atuação do próprio; militares em África (preto e branco). 23m26: África: mulheres e crianças fazem fila para trocar senhas de racionamento (preto e branco). 27m25: Exterior da igreja de São Domingos, em Lisboa. 29m13: Imagens de arquivo RTP: imagens aéreas do Santuário de Fátima, recinto repleto de fiéis; transporte de militares portugueses feridos em combate; militar sem pernas após rebentamento de mina; fotografias e imagens do funeral de militares. 32m49: Imagens de arquivo RTP: aviões da Força Aérea na pista (bombardeiros); declarações de António Calvinho; rostos de crianças e mulheres jovens. 37m56: Excerto do filme "Era uma vez um Alferes"; João Maria Pinto interpreta à viola música do cancioneiro; manuscrito "O Cancioneiro do Niassa" a ser manuseado; Aldeia africana (palhotas). 46m00: Excerto de filme do PAIGC com locução de Moutinho Pádua, sobre as vitimas da guerra. 47m10: Fotografias de militares desertores a passarem fronteira no Gerês. 48m25: Primeira página de vários jornais suecos que notícia a chegada de oficiais desertores (1970). 49m41: Imagens de arquivo: corpo de Oliveira Salazar em câmara ardente; Navio dos fuzileiros patrulha águas nas colónias. 53m30: João Maria Pinto canta "Machambeiro=colono branco"; Grafismo do número de mortos e feridos portugueses na guerra colonial.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .