Os Clandestinos

00:57:54

Documentário sobre a repressão da PIDE contra os opositores do regime de António de Oliveira Salazar, obrigando milhares de portugueses a viver na clandestinidade durante esses anos. Inclui imagens de arquivo, e os depoimentos de Faustina Barradas, Carlos Brito, Margarida Tengarrinha, Conceição Matos, Aida Magro, Luís Gamito, Dias Lourenço, Sérgio Vilarigues, Isabel do Carmo, Raul Costa, Maria Júlia, Nuno Teotónio Pereira, Aurélio Santos, Stella Piteira Santos, Carlos Antunes, Raimundo Narciso, Maria da Purificação Araújo e Guy Lourenço, com os relatos das suas experiências pessoais, e o enquadramento da situação económica, social e política, vivida durante a ditadura do Estado Novo em Portugal.

  • Nome do Programa: Os Clandestinos
  • Nome da série: Resistência
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Faustina Barradas, Carlos Brito, Margarida Tengarrinha, Conceição Matos, Aida Magro, Luís Gamito, Dias Lourenço, Sérgio Vilarigues, Isabel do Carmo, Raul Costa, Maria Júlia, Nuno Teotónio Pereira, Aurélio Santos, Stella Piteira Santos, Carlos Antunes, Raimundo Narciso, Maria da Purificação Araújo, Guy Lourenço
  • Temas: História, Política
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Produção: João Marques da Silva Autoria e Realização: Luís Filipe Costa
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

10h07m20: Arquivo RTP ? Álvaro Cunhal sobre a sua experiência na clandestinidade. 10h08m24: Fotografias a preto e branco: 2.ª Guerra Mundial; Filas à porta de vários estabelecimentos, provocadas pela falta de alimentos (época das senhas de racionamento). 10h13m31: Fotografia tirada pela Pide, de homem na rua. 10h14m08: Imagens a cores e a preto e branco de bairros típicos da cidade de Lisboa. 10h21m07: Panorâmica da baixa da capital (preto e branco); Ruas de Lisboa, trânsito automóvel, eléctrico da Carris, rotunda do Areeiro. 10h26m02: Mulher a dactilografar numa máquina de escrever antiga (preto e branco). 10h29m46: Fotografias a preto e branco: Agente da polícia escolta cidadão; Mulheres e crianças fogem, a correr, de guardas; Fotografia de Alfredo de Sousa (Alex) morto pela Pide, desenhos de homem a andar de bicicleta e a ser executado. 10h31m50: Processo manual de impressão do jornal comunista ?Avante?. 10h35m34: Primeiras páginas dos jornais e publicações, clandestinas: Avante, O Corticeiro, O têxtil, M.U.D. Juvenil, A terra, e A Voz das Camaradas. 10h37m45: Rádios antigos. 10h39m41: Panorâmica de cidade (não é possivel a sua identificação); Pombos no chão; Movimento de rua na baixa de Lisboa; Pessoas na esplanada da pastelaria ?Suiça?. 10h45m00: Arquivo RTP ? Parto normal, plano próximo do nascimento. 10h47m29: Fotografias, a preto e branco, de Margarida Tengarrinha com os filhos, quando crianças. 10h54m59: Vistas de Lisboa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .