Sabe o que é uma Dona Elvira?… I

00:51:24

Primeiro programa conduzido por Ruy Ferrão sobre os automóveis de modelos muitos antigos conhecidos por "Dona Elvira", o seu valor histórico e patrimonial e o trabalho de recuperação das mesmas, com a participação de colecionadores e de Fernando Ramalho e membros da sua equipa de restauro e recuperação dos veículos antigos.

  • Nome do Programa: Sabe o que é uma Dona Elvira?
  • Nome da série: Sabe?...
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Ruy Ferrão, Fernando Ramalho, Augusto Antunes de Macedo, Heitor Martins, Aníbal da Costa Rodrigues, João Marques Ataíde, António Rui Pebre Gomes
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria, Produção e Realização: Ruy Ferrão.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Ruy Ferrão, a bordo de táxi de 1928, percorre ruas de Lisboa e conversa com Augusto Antunes de Macedo, condutor e proprietário do veículo, sobre a duração da sua atividade, o fazer grande parte das reparações necessárias, o sempre ter trabalhado com o mesmo veículo e não pretender mudar, as dificuldades de abastecimento de combustíveis durante a Segunda Guerra Mundial, a facilidade de arranjar peças sobresselentes, tipo de combustível usado e consumos médios, e a reação dos clientes estrangeiros a um táxi de época; Ruy Ferrão agradece e despede-se do entrevistado; vista do interior, exterior, motor e grelha do veículo. 08m30: Inglaterra: rally de carros antigos em estrada; corrida de carros antigos em pista; rally e gincana de automóveis antigos nos jardins do Casino do Estoril e na avenida Marginal. 12m21: Ruy Ferrão entrevista Fernando Ramalho, arquiteto e colecionador de viaturas antigas, na companhia de membros da sua equipa de recuperação de automóveis antigos sobre as razões do interesse em colecionar automóveis antigos, a importância histórica e cultural da descoberta e desenvolvimento do automóvel, o património histórico existente nos cemitérios de automóveis e a progressiva sensibilização dos sucateiros para a não destruição de componentes e automóveis antigos; intercalado com cemitério de automóveis com veículos de várias épocas e tipos e pilhas de sucata. 18m43: Ruy Ferrão apela aos proprietários de sucatas que não destruam os automóveis antigos em sua pertença; Fernando Ramalho fala sobre a necessidade de tratar o automóvel antigo como património nacional e a necessidade de criação de museus, denuncia a saída de viaturas antigas para museus estrangeiros e propõe a criação de um museu do automóvel em Lisboa no edifício da Garagem Auto-Palace desenhada por Gustave Eiffel na rua Alexandre Herculano junto ao largo do Rato, e fala do modo como constituiu uma equipa de recuperação de automóveis antigos. 23m28: Oficina de recuperação de veículos antigos de Fernando Ramalho: interior de oficina; Heitor Martins, mecânico, recupera moto da marca "Indian" de 1911; Ruy Ferrão entrevista Heitor Martins sobre a duração da sua atividade profissional, a tradição familiar do sector, da sua experiência como motociclista de praça e como motociclista desportivo, o ter privado com a nata do motociclismo desportivo português, a natureza da sua ligação a Fernando Ramalho, as características da mota que está a recuperar, tempo de recuperação de uma moto, a recuperação com fim utilitário, o trabalhar igualmente em automóveis e ainda sobre o possuir e estar a recuperar um automóvel Citroen de 1920, intercalado com fotos de Heitor Martins em provas de destreza em mota com e sem sidecar e pormenores da "Indian" em recuperação; automóvel Citroen de 1920 em recuperação visto de vários ângulos; Heitor Martins recupera Citroen; cartaz com reproduções dos vários modelos de Citroen Torpedo, acompanhado por Heitor Martins com leitura em off de publicidade relativa ao seu Citroen de 1920. 31m07: Feitura de carroceria de madeira para carro antigo em carpintaria; Ruy Ferrão entrevista Aníbal da Costa Rodrigues, carpinteiro especializado em carrocerias de madeira para automóveis antigos, sobre a duração da sua atividade profissional, o ser algo de muito trabalhoso, e a utilização exclusiva da madeira de castanheiro, intercalado com peças arruinadas de antigo chassis; oficina de automóveis: interior de oficina, chassis de automóvel Peugeot modelo "Bebé", demonstração do funcionamento da direção, travões, mudanças e engate de caixa de velocidades, e transmissão, radiador, montagem de carroçaria, depósito de combustível e chaparia sobre chassis, porta original e demonstração do sistema de fecho; intercalado com conversa entre Ruy Ferrão e João Marques Ataíde, mecânico, sobre o trabalho de reconstrução do Peugeot "Bebé" que se encontra a realizar, o usar chaparia de origem, a garantia de retificação de todos os componentes mecânicos e o valer a pena a realização deste tipo de trabalhos. 37m59: António Rui Pebre Gomes, pintor de automóveis, trabalha em depósito de motociclo; Ruy Ferrão conversa com António Rui Pebre Gomes acerca da natureza do seu trabalho, o trabalho que se encontra a realizar, e os vários tipos de trabalhos que desempenha, intercalado com moldes para estampagem de logotipo da marca de motociclos Henderson e sobreposição dos mesmos; vistas gerais e de pormenores de bicicletas antigas reconstruidas das marcas Michaux e Leclément. 41m16: Conjunto de peças antigas de Fernando Ramalho para restauro: máquinas de escrever das marcas Corona e Bennett, fonógrafo da marca Edison e modelo de bolso da marca Mikyphone, lanternas de automóveis antigos e lanterna mágica; diversas vistas de restos de automóveis antigos para reconstrução ou obtenção de peças; exterior, emblema e motor de viatura Fiat modelo 500; conjunto de motociclos com e sem sidecar de diversos fabricantes, épocas, e tipos para recuperação; viatura italiana da marca Iseta recuperada: vistas do exterior e abertura de porta frontal. 45m18: Fernando Ramalho fala acerca do seu interesse de longa data pelos automóveis, da sua ligação de amizade com grandes nomes do automobilismo nacional e com os principais colecionadores, da figura do seu cunhado e antigo colecionador Avelino Cardoso da Fonseca e mostra uma fotografia de Avelino Cardoso da Fonseca em criança ao volante de automóvel no Bom Jesus do Monte em 1913/4; Avelino Cardoso da Fonseca diz já não possuir automóveis antigos e realça a importância do trabalho de restauro de veículos. 48m13: Bicicleta tipo tandem vista de vários ângulos; vistas geral e de pormenores de motociclos antigos das marcas Wanderer e Moto-Rêve; automóvel Chandler: exterior, interior, motor parado e ao ralenti, farol direcionável e emblema de radiador; automóvel Ford modelo T: interior, exterior, grelha e faróis e motor a funcionar; Ruy Ferrão conclui programa, anuncia novo programa sobre o tema e despede-se dos telespectadores.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .