Sabe quem foi Amália Luazes? – Parte I
Primeira parte do programa de caráter biográfico conduzido por Ruy Ferrão sobre a vida e obra da pedagoga Amália Luazes, com destaque para a fundação do Instituto do Professorado Primário Oficial Português (IPPOP), cuja secção feminina está instalada no Porto e secção masculina funciona em Lisboa.
Resumo Analítico
Ruy Ferrão introduz o tema e entrevista Pinto Peixoto, professor universitário e presidente da Associação dos Antigos Alunos dos Institutos, sobre a postura de Amália Luzes, aspetos biográficos, académicos e profissionais de Amália, a sua atividade na escrita e a criação do IPPOP alternado com fotografias individuais e familiares de Amália Luazes e livros da sua autoria. 08m10: Entrevista a Florinda de Andrade Munhoz Cardoso, médica dos Serviços Médicos Sociais e antiga aluna do IPPOP, sobre o seu percurso académico no instituto e traços da personalidade de Amália Luazes; Pinto Peixoto destaca a audácia e prudência de Amália Luazes e conta história sobre a pedagoga alternado com artigos de jornal sobre a vida e obra de Amália Luazes. 16m06: Exterior e interior do edifício onde funciona a secção feminina do IPPOP no Porto; alunas em aula de estudo; dormitórios/camaratas; pinturas; raparigas na sala de convívio a conversar, jogar damas (jogo de tabuleiro), ler e cantar; chegada das alunas à cantina escolar e a comer refeição. 23m39: Retrato de Amália Luazes; Ruy Ferrão entrevista o Major João Rueff, vice presidente de Associação de Antigos Alunos do Instituto do Professora Primário, sobre a criação e aprovação dos estatutos da associação, o 1º Encontro no Porto de Antigos Alunos e Alunas do Instituto do Professorado Primário, os objetivos da associação e a atribuição de prémios aos melhores alunos de cada secção e outras iniciativas ilustrada com fotografias. 31m24: Claustro do antigo Convento de Santos-o-Novo em Lisboa, onde funciona a secção masculina do IPPOP; rapazes correm nos corredores e chegam à cantina escolar; cozinheiras preparam refeição; jovens jogam snooker, ténis de mesa, dominó, damas e xadrez e estudam em sala de aula; interior da capela do instituto; dormitórios/camaratas e casa de banho; lombadas de livros arrumados em prateleiras; médico dá injeção; sala de visitas; funcionários administrativos a trabalhar; ensaio de grupo de música formado por alunos do instituto.