A definição do editor e o custo de um livro
Programa de debate moderado por Joaquim Soares da Costa com a participação de Francisco Espadinha, Carlos Araújo e Nelson de Matos, editores, sobre o papel do editor, as dificuldades do mercado livreiro e a necessidade de incrementar uma política de incentivo ao livro e à leitura.
Resumo Analítico
Joaquim Soares da Costa introduz o tema do programa e os convidados; Francisco Espadinha, da Editorial Presença, Carlos Araújo, da Livraria Sá da Costa, e Nelson de Matos, da Livraria Moraes Editores, falam sobre a profissão de editor e o seu papel enquanto agente cultural. 01h22m41: Francisco Espadinha, Carlos Araújo e Nelson de Matos debatem sobre o preço final do livro e os fatores que o determinam: custos de fabrico, direitos de autor e tradução, custos de distribuição e portes postais, custos de armazenamento e divulgação; a relação proporcional entre o aumento dos custos de produção e as tiragens reduzidas; a reduzida comunidade de leitores e a falta de uma política de difusão do livro e da leitura. 01h33m40: a margem de lucro do editor e a necessidade de romper o ciclo vicioso entre o baixo poder de compra e o consequente aumento do preço do livro, através da divulgação do livro.