Debate entre Nascimento Rodrigues e Ferro Rodrigues

00:12:25

Jornalista Adriano Cerqueira modera debate entre Nascimento Rodrigues, PSD, e Ferro Rodrigues, PS, sobre a existência de divergências das correntes socialista e social democrata no seio da UGT e o pacote laboral proposto pelo Governo que foi chumbado pelo Tribunal Constitucional.

  • Nome do Programa: JORNAL DE SÁBADO
  • Nome da série: JORNAL DE SÁBADO
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Henrique Nascimento Rodrigues, Eduardo Ferro Rodrigues, Adriano Cerqueira
  • Temas: Justiça, Política, Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Nascimento Rodrigues não confirma o regresso ao campo sindical; 41m59: Ferro Rodrigues considera que os sindicalistas devem agir autonomamente dos partidos independentemente da tendência que representem, o que não tem sido cumprido por parte dos sindicalistas afectos ao PSD; 43m02: Nascimento Rodrigues refere a existência da excessiva partidarização da UGT e de elementos que acumulam funções directivas nos sindicatos e nos partidos. Ferro Rodrigues salienta que a actuação de Torres Couto como membro do PS e Secretário-Geral da UGT deve ser discutida pelos órgãos desta central sindical, que o chumbo do pacote laboral pelo Tribunal Constitucional constituiu uma derrota para o Governo e que a UGT tem contribuído para o desenvolvimento do país, nomeadamente com a criação do contrato social para a modernização. Nascimento Rodrigues afirma a sua convicção quanto ao equilíbrio da proposta laboral do Governo e que a incompatibilidade de cargos sindicais e partidários é um problema da democracia. Ferro Rodrigues enumera aspectos do pacote laboral com os quais discorda; Nascimento Rodrigues considera que essa legislação visa a adaptação a novas formas de organização do trabalho com o objectivo de promover a modernização e o desenvolvimento.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .