Reclamações dos consumidores
Formas diversas dos consumidores reagirem a situações danosas inerentes ao consumo de produtos vários.
Resumo Analítico
Pessoas a consultar processos de queixas de consumidores; José Leonardo, Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, diz que a principal forma de atuação é tentar alcançar a conciliação das partes em conflito mas que nem sempre isso é possível; pessoas a fazer compras num supermercado, onde os artigos adquiridos podem ser trocados com facilidade; manequim com um vestido de noite e uma montra de loja de mobiliário; pessoas a passear num centro comercial; populares dizem que o processo que envolve a apresentação de uma queixa, na eventualidade de póstumo descontentamento com a aquisição de um produto, é demasiado moroso pelo que optariam por não seguir por essa via; exteriores da sede do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor; José Leonardo diz que a prevenção é a melhor medida a seguir pelo consumidor e justifica o escasso recurso de consumidores ao tribunal; pilhas de processos de apresentação de queixas sobre uma secretária; Paulo Nogueira, jornalista, relata o caso em que foi recompensado por um casaco estragado numa lavandaria, e em que o facto de ter sido reconhecido como uma figura da televisão influiu no comportamento da outra parte mas que não deixou, por isso, de levar o caso a tribunal.