Maria João Pires, No Silêncio de uma Nota

01:00:00

Documentário biográfico sobre Maria João Pires (Lisboa, 23 de Julho de 1944), Pianista portuguesa atualmente a residir no Brasil, através de depoimentos de pessoas da sua esfera pessoal e profissional e de imagens de arquivo que documentam uma carreira artística de projeção internacional.

  • Nome do Programa: Maria João Pires, No Silêncio de uma Nota
  • Nome da série: Maria João Pires, No Silêncio de uma Nota
  • Locais: Belgais
  • Personalidades: Maria João Pires, Rui Nery, Bernardo Sassetti, Eunice Muñoz, Manuel Ivo Cruz, Pedro Burmester, Miguel Graça Moura, Jorge Moyano, Mário Laginha, Rui Veloso, César Viana, Maria João, Adriano Jordão, António Vitorino de Almeida
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produção: Frederico Wiborg, Carmen Inácio, Cristina Freire, Luísa Pinheiro, Maria Alves, Maria de Jesus Carvalho e Maria José Dias. Fotografia: Jorge Afonso. Realização: Pedro Clérigo.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Genérico com recriação de vários pianistas de renome internacional a tocarem piano. Início do programa com reconstituição de entrevista a Maria João Pires em 1950 (som em off) em que aos cinco anos já dizia gostar mais de Mozart que da sua boneca; menina a passear no campo. 03m58: Declarações de Hugo Pires, Irmão, sobre a sua infância e estudos musicais precoces; fotografias a preto e branco de família, de Alzira Pires, Mãe de Maria João Pires, de Maria João Pires em bebé ladeada pelas irmãs Maria Regina e Maria Helena; imagens de arquivo de entrevista a Maria João Pires, de 1988, em que recorda o seu início musical e o talento de "ouvido absoluto", fotografia a preto e branco da própria em criança. Declarações de António Vitorino de Almeida, Compositor e antigo colega, sobre a audição com o Professor Campos Coelho, que confirmou as suspeitas do seu talento natural, de Hugo Pires sobre as adaptações que se faziam na pauta e nos pedais do piano para que Maria João pudesse tocar, de Manuel Ferreira, Primo, Rui Vieira Nery, Musicólogo, sobre a "menina prodígio", fotografia a preto e branco de Maria João Pires na capa da revista Flama em 1954, de artigos de jornal sobre o mediatismo da artista em 1949, de Jorge Rodrigues, Jornalista / Músico, sobre a intensidade com que tocava, muito rara para a sua idade, de Manuel Ivo Cruz, Maestro, e Emanuel Frazão, Presidente da J M P, sobre a maturidade da sua interpretação musical, fotografia da artista na Juventude Musical Portuguesa, 1954. 06m45: Declarações de Bernardo Sassetti, Músico, espantado com a gravação de Maria João a tocar em criança; menina a correr no campo e em off música interpretada por Maria João Pires aos 5 anos, fotografias a preto e branco de Maria João Pires aos 7 anos com Campos Coelho, com a classe de alunos deste professor, comentários de Elisa Lamas, Professora de Música, de Rui Vieira Nery, de Jorge Rodrigues sobre a influência da professora Francine Benoit; fotografia a preto e branco de Maria João Pires aos 16 anos e de documento do Conservatório Nacional. Comentários de António Vitorino de Almeida e Elisa Lamas sobre a nota máxima conseguida no exame do Conservatório, intercaladas com fotografias da pauta com 20 valores e do processo, de Joana Pires Nöth, Filha, Carla Seixas, Professora de Piano e Amiga, Rui Vieira Nery, sobre a ida da artista para a Alemanha, na Musikakademie, em Munique, com Rosl Schmid e depois em Hannover com Karl Engel, intercaladas com fotografias em janela de Maria João Pires aos 17 anos e da cidade de Munique. Declarações de Pedro Burmester, Músico e Amigo, e Rui Viera Nery, intercalados com imagens de arquivo a preto e branco de atuação da pianista em 1965, 1977, 1991 e 2003; capas de discos da música de Mozart; Pedro Burmester e Carla Seixas comentam o crescimento artístico da pianista; encenação de Mozart a tocar sonata ao piano e a compor, de rapariga a passear no campo, enquanto em off se ouvem comentários biográficos sobre Wolfgang Amadeus Mozart e a sua obra. Declarações de Hugo Pires sobre a total dedicação da irmã à música, vistas do Campo Santana, em Lisboa, onde era a casa de morada da família, do fato de não ter conhecido o pai que morrera dias antes, intercaladas com imagens de arquivo de fotografia a preto e branco de Maria João Pires ao piano com 4 anos, com o Maestro italiano Ino Savini, de Joana Pires Nöth sobre as irmãs de Maria João também tocarem piano, de António Vitorino de Almeida sobre o seu humor, de Elisa Lamas sobre o domínio da música de Mozart intercaladas com fotografias em janela de Maria João e do Programa do concerto na Salle Pleyel, em Paris, 1977, mostrando o seu reportório. 15m25: Declarações de Miguel Graça Moura, Maestro, Jorge Moyano, Músico e amigo, João Vieira Nery sobre o reportório barroco, todos os clássicos e romântico que inclui Mozart, Bach, Beethoven, Schubert, Chopin, Brahams e Schumann, quando toca a solo, fotografia da pianista no Jornal de Letras em 1984, de Carla Seixas, António Vitorino de Almeida, Pedro Burmester, Mário Laginha, Músico, Rui Vieira Nery, Bernardo Sassetti, sobre o domínio das teclas e dos sons apesar de ter uma "mão quase de criança"; imagens de arquivo com destaque das suas mãos ao piano; destaque para uma partitura. Declarações de Jorge Rodrigues, Miguel Graça Moura, António Vitorino de Almeida e Pedro Burmester, sobre a interpretação da emotividade da música, fotografia de Maria João Pires em 1987; encenação de Bach a compor com pena enquanto em off os convidados dissertam sobre a sua vida e obra para cravo. 21m25: Comentários de Jorge Rodrigues, Pedro Burmester, João Vieira Nery e Miguel Graça Moura, sobre a "força rítmica" de Maria João e sobre o seu primeiro prémio da UER (venceu o concurso internacional do bicentenário de Beethoven em 1970, que se realizou em Bruxelas); imagens de arquivo da mesma em concerto de 1998 e de arquivo RTP da própria a interpretar sonatas de Beethoven em 1970; comentários de Carla Seixas intercaladas com recriação de Beethoven a compor para piano e vistas a preto e branco de mar revolto com gaivota em voo. 26m02: Imagens de arquivo RTP de Maria João Pires a tocar; continuação das declarações de João Vieira Nery, de Hugo Pires, Pedro Burmester, Jorge Rodrigues, António Vitorino de Almeida, Joana Pires Nöth, sobre o interregno voluntário que a pianista fez na sua carreira e o seu recomeço, intercaladas com imagens de arquivo RTP de concerto de Maria João e de grande ovação final. Depoimento de Carlos do Carmo, Cantor e Admirador, de Jorge Rodrigues, António Vitorino de Almeida sobre o sucesso e divulgação internacional da pianista, como nos EUA, Tóquio, Vancouver intercaladas com imagens a preto e branco de cartaz de Maria João Pires no Carnegie Hall, Nova Iorque, de César Viana, Colaborador e Músico, capa do primeiro disco de Maria João Pires - Sonatas de Beethoven e outros, DVD, Trois Concertos Pour Piano, Bach, Le Voyage Magnifique, Schubert, de Elisa Lamas, João Vieira Nery, sobre as gravações da pianista, grafismo com Grande Prémio do Disco Frederic Chopin, 1995, de António Vitorino de Almeida, Rui Veloso, Músico, sobre o fenómeno de marketing; capa do disco Nocturnos de Chopin, comentários de Mário Laginha intercaladas com imagens do making of deste video clip; recriação de época de Chopin a tocar com comentários em off sobre o seu génio musical. 32m53: Imagens arquivo RTP de Maria João a interpretar Chopin, do Maestro Riccardo Chailly com Maria João, fotografias da pianista com Mstislav Rostropovich, Maestro e Violoncelista russo, com Cláudio Abbado, Hüseyin Sermet, pianista e compositor turco, com Yuko Shiokawa nos anos 70, imagens de arquivo RTP de 1994 de concerto de Maria João com Jian Wang, Violoncelista, e Augustin Dumay, Violinista. Declarações de César Viana, intercaladas com imagens de arquivo RTP de concerto no Mosteiro dos Jerónimos em 2003, fotografias de capas de discos da pianista no Japão, de Maria João, Cantora, de Elisa Lamas, sobre as emoções do público em reação às suas interpretações; recriação de Schubert a compor enquanto em off se fazem comentários sobre a sua obra e "candura trágica", imagens de arquivo RTP de Maria João a interpretar este compositor. 37m23: Declarações de Pedro Burmester, Eunice Muñoz, Actriz e Amiga, António Vitorino de Almeida, Joana Pires Nöth, Elisa Lamas, Mário Laginha, Adriano Jordão, Pianista e Amigo, sobre os amores e desamores da pianista, as suas paixões e os seus 6 filhos, fotografias de Maria João a tocar com Ortwin Nöth (ex-marido), Violinista, e Ivo Cruz, da pianista nos anos 80, fotografia de arquivo RTP de Cláudio (filho adotivo) no Coro de Belgais. Imagens de arquivo RTP de entrevista a Maria João Pires em 1988 sobre os seus inúmeros concertos, capas de revista com Maria João, declarações de César Viana, Jorge Rodrigues, Joana Pires Nöth, Carla Seixas, Pedro Burmester e Adriano Jordão, sobre o facto de Maria João ter vivido em vários sítios e em vários países intercaladas com fotografia de Maria João junto à sua autocaravana nos anos 80 e de imagens de arquivo RTP do interior da mesma com piano. 41m33: Imagens de arquivo RTP de declarações de Maria João Pires em 1987, junto a criança nua, em que fala em viver numa herdade em Belgais, cena de menina a andar no campo e a chegar a Belgais, vista da herdade, imagens de arquivo RTP de 1988 de vistas da herdade de Belgais. Declarações de Joana Pires Nöth, Pedro Burmester, Hugo Pires, Mário Laginha, António Vitorino de Almeida, sobre o ambiente rústico no quotidiano da quinta intercaladas com imagens de arquivo das vacas, de Maria João Pires na ordenha, a conduzir um trator, de fotografias em janela do Jornal de Letras de 1987 com a pianista no trator e com fato de gala a dar concerto, de imagens de arquivo de 1988 da pianista a amassar pão, de Bernardo Sassetti, César Viana, de Eunice Muñoz, sobre os seus dotes culinários e o facto de "meter a mão na massa", interior da casa de Belgais. César Viana, Pedro Burmester, Manuel Ferreira, António Vitorino de Almeida relatam o facto dela não precisar de treinar diariamente, de sobrepôr a música ao seu compositor, grafismo com frases de Maria João Pires, de compositor a cômpor e de campo com flores, menina a passear no campo; João Vieira Nery, Eunice Muñoz, Pedro Burmester, Miguel Graça Moura, Elisa Lamas comentam a indumentária simples usada por Maria João nos concertos e a sua excentricidade, intercaladas com imagens de arquivo da própria em concerto, ao piano, de artigo sobre o seu concerto em Israel com a Orquestra Filarmónica israelita. 48m50: Imagens de arquivo de 1988 com Maria João Pires a tocar Chopin ao piano de costas voltadas para o teclado enquanto é entrevistada; António Vitorino de Almeida, Joana Pires Nöth, Jorge Rodrigues, Bernardo Sassetti, Manuel Ferreira, Primo, César Viana, Miguel Graça Moura falam sobre o projeto do Centro de Belgais para o Estudo das Artes intercaladas com vistas de Belgais e de rebanho, de imagens de arquivo de actividades artísticas em Belgais, coro, criança ao piano, lago da herdade, exteriores e interiores das instalações. Imagens de arquivo de Maria João a tocar com Augustin Dumay e orquestra, fotografia da pianista, vistas de Belgais, comentários de Joana Pires Nöth, César Viana, Jorge Rodrigues sobre os problemas financeiros do centro, fotografia de cabeçalhos de jornais de Julho de 2006 sobre a ida da pianista para o Brasil, de artigo de Eduardo Prado Coelho, Julho 2006, sobre o "ressentimento" da pianista. Imagens do Brasil, de jovens de bicicleta, pescadores a lançarem redes na praia, da casa de Maria João em Lauro de Freitas, Salvador da Baía, de movimento de rua e vistas de Salvador da Baía, da praia; comentários de Adriano Jordão, César Viana, Bernardo Sassetti, intercalados com imagens das favelas brasileiras, sobre os projetos internacionais de Maria João ligados à música; imagens de arquivo de notícia de manifestação contra a Guerra do Golfo e a decisão de Maria João não tocar nos EUA, fotografias da pianista a receber a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant´Iago da Espada em 1998 de Jorge Sampaio, Presidente da República, a receber o Prémio Pessoa em 1990 por parte de Mário Soares. 57m03: Declarações de César Viana, Bernardo Sassetti, Pedro Burmester e Jorge Rodrigues sobre a criação do Projeto "Art Impressions" em que Maria João junta a música a outras artes; sucessão de imagens de grupo a dançar capoeira, artista a pintar tela, violoncelista a tocar, mulher de circo a executar número com fogo. Maria João, Jorge Moyano, António Vitorino de Almeida e Eunice Muñoz encerram o programa com votos de que a pianista continue a tocar por muitos e longos anos.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .