O Século XIX em Portugal

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Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à caracterização do século XIX em Portugal marcado pela Campanha do Rossilhão, as Invasões Francesas, as Guerras Liberais e a Regeneração.

  • Nome do Programa: O Século XIX em Portugal
  • Nome da série: A Alma e a Gente IX
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d’Almeida Costa. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

José Hermano Saraiva faz referência à terceira fase do século XVIII em Portugal relativo à governação de Dona Maria I e que começa em 1777 com a queda do Marquês de Pombal e com a Viradeira, movimento iniciado com a nomeação por Dona Maria I de novos Secretários de Estado, em substituição do Marquês de Pombal o que permitiu uma retoma da influência da Igreja e da alta nobreza sobre o Estado e a libertação de presos políticos; pintura a óleo do Marquês de Pombal. 03m33: Interior de cela prisional vazia; exterior de igreja e do edifício da Real Academia das Ciências. Mapa com destaque para a França e a região do Rossilhão, quadro a óleo retratando Manuel Godoy, Duque de Alcudia, ilustrações de guerra contra os franceses; referência à perda de Olivença para os espanhóis como uma das consequências do Rossilhão, gravura sobre comércio na época para ilustração do Bloqueio Continental (proibição proposta pelo imperador Napoleão I de França que consistia em impedir o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Primeiro Império Francês a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda). Gravura de navios em alto mar, vista panorâmica da zona ribeirinha de Lisboa, gravuras de expedições militares francesas (Invasões Francesas) e retratos dos seus comandantes, Jean-Andoche Junot, Nicolas Jean de Dieu Soult e André Masséna. 08m40: Retrato de Arthur Colley Wellesley, 1.º Duque de Wellington, que ajudou Portugal a impedir a tomada de poder pelos franceses, gravura sobre a partida das tropas francesas em navios ingleses por acordo entre Wellington e Junot. Retrato de Napoleão envergando os trajes de Imperador e a cavalo no campo de batalha; gravuras sobre os ataques das tropas napoleónicas à Rússia e o cerco a Moscovo, várias ilustrações sobre a retirada de Napoleão da Rússia perseguido pelas tropas russas até França e a sua consequente destituição e exílio na Ilha de Elba. 11m57: Ilustrações do embarque de toda a corte em navios ingleses para o Rio de Janeiro em 1807; vista do Terreiro do Paço; retrato do General William Carr Beresford, que foi comandante durante toda a Guerra Peninsular até à revolução liberal de 1820, gozando de poderes de governação dada a ausência da Corte portuguesa, refugiada no Brasil; destaque para o Arco do Triunfo da Rua Augusta com o seu conjunto escultórico no topo representado a Glória coroando o Génio e o Valor; retrato do Rei Dom João VI, vistas da cidade do Porto, referência ao Sinédrio formado nesta cidade para a instalação de um regime constitucional em Portugal, ilustrações sobre o regresso do rei a Portugal e a reunião das Cortes de onde saiu a Constituição de 1823. 15m32: Retrato a óleo de Dom Pedro IV de Portugal e I do Brasil que dá a independência a este país com o famoso grito do Ipiranga, "Independência ou Morte!" e proclama-se Imperador do Brasil, retratos do seu pai, Dom João VI, e do seu irmão, Dom Miguel; elevador de Santa Justa, panorâmica em movimento de Lisboa, retrato de Dom Miguel que governa Portugal de 1828 a 1832; relato sobre as Guerras Liberais de 1832 a 1834 e ilustração sobre as mesmas com a vitória de Dom Pedro e dos liberais; vistas da zona ribeirinha de Lisboa. 20m07: Exterior do Palácio de São Bento, sede da Assembleia da República, narração dos desentendimentos entre os Vintistas e os Cartistas sobre qual a Constituição a ser adotada; página de rosto da Carta Constitucional de 1826 e da Constituição de 1838, interior da Sala do Senado vazia com plano aproximado das cadeiras. 21m56: Retrato de Costa Cabral, gravura sobre os tumultos populares como a Maria da Fonte e a Patuleia e que terminam com a Regeneração em 1851, retrato do Duque de Saldanha, João Oliveira e Daun; vistas da cidade do Porto, retrato de Fontes Pereira de Melo, gravuras e fotografias a preto e branco de comerciantes e agricultores e das suas casas rurais, fotografias a preto e branco sobre o desenvolvimento industrial e económico da época com operários na construção dos caminhos de ferro, tipógrafos e de outras profissões.

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